
Governadores do Nordeste repudiam fala de Bolsonaro ao chamar povo nordestino de ‘paraíba’ e atacar Flávio Dino, governador do Maranhão. Comentário foi captado em vídeo e viralizou nas redes sociais. Os nove governadores do Nordeste divulgaram na noite desta sexta-feira, 19, uma carta repudiando uma fala do presidente Jair Bolsonaro indicando intenção de retaliar o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). A afirmação foi captada em vídeo pela TV Brasil e viralizou nas redes sociais.
O registro foi feito na manhã de sexta-feira, pouco antes do início de um café da manhã com jornalistas da imprensa estrangeira no Palácio do Planalto, em Brasília. Enquanto os convidados se sentavam à mesa, Bolsonaro, sem perceber que seu microfone estava ligado, parece dizer ao ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni: “Daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão. Tem que ter nada com (ou para) esse cara”.

Flávio Dino postou o vídeo contendo o comentário vazado e criticou o presidente da República, afirmando que ele não pode “determinar perseguição” contra um estado federal e ressaltando que Bolsonaro “parece chamar todos os nordestinos de ‘paraíba'”. Dino acrescentou, ainda, no Twitter: “Lamento e espero explicações, pois isso é realmente inédito e incompatível com a Constituição”.
Neste vídeo, ouvi mais claramente o que disse o presidente da República. Parece chamar todos os nordestinos de “paraíba” e me ameaça, com estranha raiva. Lamento e espero explicações, pois isso é algo realmente inédito e incompatível com a Constituição pic.twitter.com/5TRnSQqpnv
— Flávio Dino ?? (@FlavioDino) July 19, 2019
Flávio Dino, é formado em direito, é advogado, atuou como professor universitário e já foi Juiz Federal. Através de sua conta pessoal no Twitter, o governador também fez questão de comentar a afirmativa de Bolsonaro como uma “orientação administrativa gravemente ilegal”. ” Como conheço a Constituição e as leis do Brasil, irei continuar a dialogar respeitosamente com as autoridades do Governo Federal e a colaborar administrativamente no que for possível. Eu respeito os princípios da legalidade e impessoalidade (art 37 da Constituição) “, tuitou ainda.
Independentemente de suas opiniões pessoais, o presidente da República não pode determinar perseguição contra um ente da Federação. Seja o Maranhão ou a Paraíba ou qualquer outro Estado. “Não tem que ter nada para esse cara” é uma orientação administrativa gravemente ilegal https://t.co/gDDI8s8wSN
— Flávio Dino ?? (@FlavioDino) July 19, 2019
Como conheço a Constituição e as leis do Brasil, irei continuar a dialogar respeitosamente com as autoridades do Governo Federal e a colaborar administrativamente no que for possível. Eu respeito os princípios da legalidade e impessoalidade (art 37 da Constituição)
— Flávio Dino ?? (@FlavioDino) July 19, 2019
Em entrevista à Revista Época, Dino disse que a declaração é criminosa e que poderá “tomar providências” com a Procuradoria Geral da União. “Configura um crime, previsto na lei que trata de racismo. Ele não pode falar assim. O presidente da República, ao dizer algo desse tipo, está praticando e incentivando que outros pratiquem o crime de racismo. Se ele não se explicar, vamos tomar providências junto à PGR para apurar a atitude dele.”
A governadora do RN, Fátima Bezerra (PT), divulgou a íntegra da carta dos governadores nordestinos em sua conta no Twitter. “Nós governadores do #Nordeste recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais. Aguardamos esclarecimentos e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia”, diz o texto.
Carta dos Governadores do Nordeste
— Fátima Bezerra (@fatimabezerra) July 19, 2019
Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os…
Os governadores afirmam, na carta, que sempre buscam “manter produtiva relação institucional com o governo federal” e frisam que “o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população”.
O documento é assinado, além de Flávio Dino e Rui Costa, por Renan Filho (MDB-AL), Camilo Santana (PT-CE), João Azevêdo (PSB-PB), Paulo Câmara (PSB-PE), Wellington Dias (PT-PI), Fátima Bezerra (PT-RN) e Belivaldo Chagas (PSD-SE).
A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto informou que não vai comentar a carta dos governadores.
Leia na íntegra a carta:
19 de Julho de 2019
Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.
Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia.
Repercussão no Twitter
O assunto configura como os mais tuitados e comentados na rede social Twitter. O Nordeste, assim como o governador do Maranhão, recebem grande apoio. Vários usuários utilizaram a rede para dar apoio ao nordeste e mostrar sua indignação à fala de Bolsonaro.
Veja alguns:
Bom dia! O #Painel de hoje ⏩ Ser o pior governador na visão de Bolsonaro é uma honraria, diz Flávio Dino https://t.co/Ann5tpnRyn
— Daniela Lima (@DanielaLima_) July 20, 2019
Eu sinto tanto por esse povo domesticado por @jairbolsonaro. Gente, é Xenofobia explícita. Ele tá se achando o Trump do Brasil. Pior q isso, ele aumenta as desigualdades q já fazem parte da nossa realidade. Eu n sei mais o q pensar de QM defende esse homem.
— Lissandro Lima Rocha (@lissandro_rocha) July 20, 2019
O Nordeste é resistência. É cultura de trabalhador e trabalhadora que vence. Hoje ser nordestino e ser paraíba é ser brasileiro. Somos todos nordestinos. Somos todos paraíbas.
— Ana Paula Cusinato (@AnaCusinato) July 20, 2019
o NORDESTE e povo NORDESTINO É A VERDADEIRA LOCOMOTIVA DO ??…??
— Beatriz Antunes???✏ (@Bia77Antunes) July 20, 2019
Por que Bolsonaro ataca @FlavioDino? Porque seu governo paga o maior salário do país aos professores, ao invés de transforma-los nos inimigos do Brasil? Porque Flávio Dino abriu uma universidade enquanto cortam a luz das Universidades Federais?
— Manuela (@ManuelaDavila) July 20, 2019
Flávio Dino é um dos melhores quadros do Brasil . Bolsonaro um despreparado que pensa ter ganho uma fazenda particular chamada Brasil . https://t.co/aHPyu9Cm6i via @portalvermelho
— Ciro Gomes (@cirogomes) July 20, 2019
“A cabeça dele é movida pelo confronto, e o coração, infelizmente, está possuído de ódios”. @FlavioDino, após os ataques do presidente Jair Bolsonaro. #OrgulhoDoNordeste #OrgulhoDeSerMaranhense pic.twitter.com/oelEhh8NQz
— Lores Paraíba Maranhão (@lorenaribeiro) July 20, 2019
Vou custar a dormir hj. Ficarei pensando no meu amado pai piauiense e no amigo Flávio Dino; em tantos queridos torturados como Miriam Leitão; nos q irão dormir sob marquises, entorpecendo a fome. Mas o q me causará insônia é termos um presidente vil, mentiroso e baixo como esse.
— Chico Alencar (@50ChicoAlencar) July 20, 2019
Aqui é Maranhão! #OrgulhoDeSerMaranhense #orgulhodesernordestino pic.twitter.com/RrGfZS6ThM
— Diogo Cabral (@Diogotapuio) July 20, 2019
Aqui vemos um governante que não pensa em si nem em sua defesa pessoal, mas no povo de seu Estado, seguindo as leis e os ritos democráticos.É uma lição ao Presidente que está inaugurando um Estado pós-democrático e sem lei. https://t.co/KbC6YOG2Lv
— Leonardo Boff (@LeonardoBoff) July 20, 2019

