Embora o presidente Jair Bolsonaro tenha afirmado e reafirmado em diversas ocasiões que não vai apoiar nenhum candidato a prefeito nas eleições de 15 de novembro, em Natal há candidatos que insistem em dizer que suas candidaturas contam com o apoio presidencial, numa tentativa de enganar eleitores e a parcela menos esclarecida da sociedade. Um caso típico desse “apoio de mentirinha” é levado a efeito, como estratégia de marketing, pelo prefeitável Coronel Hélio Oliveira, que disputa a sucessão do prefeito Álvaro Dias pelo PRTB.
Hélio tenta ostensivamente vincular a sua candidatura a Bolsonaro, já tendo inclusive declarado à imprensa que, se eleito, “dará continuidade as ações do governo Bolsonaro em Natal”.
O candidato do PRTB, no entanto, não é o único: o delegado Sérgio Leocádio, que também pleiteia a Prefeitura do Natal, também se apresenta como “direita raiz”, em busca de angariar a simpatia dos eleitores que admiram o presidente da República.
No caso de Hélio, apesar da decisão do presidente de não apoiar a sua candidatura, nem a de outros postulantes, ele acredita que o alinhamento com Bolsonaro e o deputado federal General Girão lhe credencia a ter o apoio e a vincular a sua imagem ao chefe do Executivo federal.
“Não cabe a mim cobrar o apoio dele, mas já temos a confiança do deputado General Girão e ele tem total autonomia para poder apoiar os candidatos do presidente. Ele está nos apoiando e deixando Bolsonaro informado do andamento das campanhas nos municípios onde tem candidatos apoiados por ele (Bolsonaro)”, insiste o Coronel em recente entrevista ao Portal No Minuto.
A estratégia de Hélio, ao que parece, não vem dando certo, nem sensibilizando o eleitorado. Na recente pesquisa do Instituto Seta, divulgada essa semana pelo Blog do BG, a sua candidatura pontuou míseros 1,5% das intenções de voto dos eleitores pesquisados.