A vice-prefeita eleita de Natal, Joanna Guerra (Republicanos), comemorou o resultado das eleições do último domingo 27. Em entrevista ao programa Balanço Geral, da TV Tropical, nesta segunda-feira 28, ela comentou sobre o crescimento da chapa durante o processo eleitoral e sobre o apoio do atual prefeito Álvaro Dias (Republicanos). A chapa de Joanna Guerra e do prefeito eleito Paulinho Freire (União Brasil) saiu vitoriosa com 55,34% dos votos válidos.
“Eleição que foi muito difícil, disputada, não é? A gente fica feliz por ver que Natal, há muitos anos, sem disputa efetivamente política, teve essa campanha tão linda. Paulinho e eu começamos com um percentual muito baixo. Veio o apoio do prefeito Álvaro Dias, determinante para esse resultado. Veio o apoio principalmente do povo de Natal, que abraçou nossas propostas e nossas soluções para a cidade”, disse.
Sobre a parceria com Álvaro Dias, a vice-prefeita ressaltou a sua atuação como secretária de Planejamento durante três anos e meio, assim como as obras estruturantes implementadas pela cidade. “O apoio do prefeito foi fundamental, tendo em vista que o prefeito Álvaro Dias é um dos prefeitos mais bem avaliados do país. Entregue até o final do ano obras importantíssimas para a cidade, a primeira etapa do Hospital Municipal, o Complexo da Redinha, Pedra do Rosário e Engorda de Ponta Negra”.
E continuou: “Eu estive como secretária pelo menos três anos e meio da gestão do prefeito Álvaro, pude contribuir com a concepção e início da execução desses projetos e eu sei que eles estão fazendo a diferença para a cidade de Natal, para a geração de emprego e renda e esse caminho será continuado por Paulinho, não tenho dúvida”.
Sobre a deputada federal Natália Bonavides (PT), candidata adversária no segundo turno, Joanna Guerra afirmou que, mesmo com o apoio dos governos do Estado e Federal, houve uma falha em entender o que os natalenses realmente queriam.
“Eu acredito que nossa adversária subestimou muito a inteligência do povo de Natal, mas o povo de Natal merecia mais, merecia realmente Paulinho na prefeitura, e nós iremos honrar cada voto”, finalizou.
Álvaro afirma que pode levar à Justiça supostos abusos praticados por Natália
O prefeito Álvaro Dias (Republicanos) afirmou nesta segunda-feira 28 que estuda ir à Justiça para denunciar abusos supostamente praticados por Natália Bonavides (PT) durante a disputa pela Prefeitura do Natal. Em entrevista à 98 FM, o prefeito declarou que a petista se beneficiou de atos de assédio eleitoral e que usou fortemente as “máquinas” do Governo do Estado e do Governo Federal.
“Quem está de fora não vê, não percebe a estrutura poderosa que estava por trás de Natália. Natália usou a máquina do Governo do Estado e usou a máquina do Governo Federal para alavancar a candidatura dela. Nós estamos recebemos algumas denúncias e estamos fazendo a apuração. Poderemos entrar na Justiça contra vários artifícios que, segundo informações e denúncias que chegaram até nós, foram utilizados por ela”, destacou Álvaro.
Segundo o prefeito, o vereador reeleito e advogado Kleber Fernandes (Republicanos) já apresentou ao Ministério Público do Trabalho denúncia de assédio eleitoral que teria sido praticada contra servidores da Polícia Militar e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Em ambos os casos, funcionários teriam sido coagidos a votar em Natália Bonavides. Álvaro Dias citou ainda a utilização de ONGs para “alavancar a candidatura de Natália”.
“Estamos investigando, apurando. Não é brincadeira enfrentar duas máquinas, duas estruturas fortes e poderosas, como Governo do Estado e Governo Federal. O presidente Lula veio aqui trazendo vários ministros para participar de um comício da deputada Natália Bonavides. A governadora e o Governo do Estado usaram de assédio eleitoral para tentar intimidar as pessoas e tentar forçar a votar em Natália Bonavides”, destacou.
O prefeito ainda avaliou o desempenho da candidata nas eleições. Segundo ele, o desempenho foi bom, “mas bem longe, distante da vitória”.