SELO BLOG FM (4)

Aplicativo é criado para facilitar vida de deficientes visuais e já está sendo usado em Natal

DESENVOLVIDO POR ESTUDANTE DE 19 ANOS, O APP PERMITE AO USUÁRIO A PERCEPÇÃO DOS AMBIENTES. FOTO: DIVULGAÇÃO

O estudante de tecnologia Bruno Rocha, 19 anos, desenvolveu o aplicativo de acessibilidade “Vida e Cor” para ajudar deficientes visuais. O APP, que foi encomendado pelas empresas de arquitetura e engenharia Adapte e Crio, estimula o usuário a uma melhor percepção dos ambientes por onde ele percorre. Já em funcionamento na Casa Cor Natal, o software é baixado no smartphone e, através das sinalizações de QR-Code, transporta os áudios descritivos de cada ambiente para o aparelho celular. Desta forma, o deficiente pode apreciar pela primeira vez, em uma mostra de decoração, os espaços planejados. 

Além desta funcionalidade, a ferramenta ainda usa a tecnologia de reconhecimento de padrões geométricos, algo ainda recente no mundo virtual e que oferece ao visitante em geral a interação com os ambientes a partir da realidade aumentada. “Eu sempre gostei de ajudar pessoas e fiquei honrado pela confiança dessas duas empresas em mim para eu aliar a tecnologia à solidariedade. Com a página virtual nas mãos, o deficiente tem a oportunidade de melhor entender ou imaginar de fato o espaço onde ele se encontra no momento.”, explica Bruno, autodidata em programação desde os 10 anos de idade.

 O APP  está em uso na Casa Cor Natal e tem chamado a atenção pela funcionalidade. Os visitantes sem dificuldade de visão também têm baixado a página e acompanhado a descrição dos vários espaços expostos na mostra de decoração. O software poderá no futuro ser ampliado para nortear deficientes visuais em ambientes abertos das cidades, como ruas e avenidas.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui