SELO BLOG FM (4)

Apenas 10% dos municípios potiguares aderiram ao sistema de ouvidoria gratuito da CGU

PORTARIA DETERMINA QUE ÓRGÃOS E ENTIDADES QUE RECEBEM RECURSOS FEDERAIS POR MEIO DE TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA MANTENHAM UM CANAL DE COMUNICAÇÃO EFETIVO COM A POPULAÇÃO. FOTO: JOSÉ ALDENIR

Dos 167 municípios potiguares, apenas 17 aderiram ao e-Ouv – sistema de ouvidoria gratuito da Controladoria Geral da União (CGU). O número representa apenas 10,2% das cidades do RN. A portaria Interministerial nº 424/2016 estabelece que órgãos e entidades que recebam recursos federais por meio de transferência voluntária, a exemplo dos convênios, são obrigados a manter um canal de comunicação efetivo com a população.

A ouvidoria é esse canal que permite o recebimento de denúncias, reclamações, sugestões, elogios e solicitações dos cidadãos. Para aderir ao e-Ouv, basta o gestor do município entrar em contato com a CGU no Rio Grande do Norte através do e-mail [email protected]

“Não há custo para os gestores, o sistema está todo formatado, pronto para ser usado”, explica Rodrigo Vieira de Medeiros.

O sistema permite a interação ágil e direta entre gestor e sociedade para a resolução de problemas e a busca por soluções que beneficiem a comunidade. Para o cidadão, a principal vantagem é poder realizar a sua manifestação pela internet podendo consultar o andamento do pedido posteriormente. Há a possibilidade, inclusive, de o cidadão se cadastrar no sistema e, assim, ter acesso ao histórico de suas manifestações.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui