SELO BLOG FM (4)

Aos 60 anos, Museu Câmara Cascudo terá novo website com série de conteúdos sobre o acervo

O CONTEÚDO DO PORTAL AINDA NÃO ESTÁ COMPLETO, MAS JÁ É POSSÍVEL CONHECER AS EXPOSIÇÕES QUE ESTARÃO DISPONÍVEIS. FOTO: CÍCERO OLIVEIRA

De portas fechadas desde o início da pandemia, o Museu Câmara Cascudo (MCC) não deixou o domingo passar batido. É que no dia 22, a instituição completou 60 anos desde a sua criação como Instituto de Antropologia. Para celebrar a data, o MCC abriu as portas virtuais para um novo website com uma série de conteúdos sobre o acervo e as exposições do museu, além das ações que vêm sendo desenvolvidas durante o período de isolamento social, como a campanha de financiamento coletivo “José Costa Leite para sempre” – que arrecada recursos para adquirir e preservar as matrizes de xilogravura do artista paraibano.

O conteúdo do portal ainda não está completo. Mas já é possível conhecer as exposições que estarão disponíveis quando for seguro reabrir as portas para os visitantes. É o caso da exposição coletiva “Confluências”, que reúne o trabalho de 13 artistas em formação sobre o rio Potengi, dialogando com a história, a filosofia, o urbanismo e o meio ambiente em linguagens como o audiovisual, a performance e a instalação.

Também é possível conhecer a exposição “Akagantu”, que mostra o acervo da expedição do naturalista português Alexandre Rodrigues Ferreira, reunidos na Amazônia Brasileira ainda no século XVIII – hoje, abrigado no Museu de Ciências de Coimbra – e propõe um diálogo com o acervo etnológico do Museu Câmara Cascudo. Além dessas duas, no site, é possível fazer um passeio virtual através de fotografias em cada uma das exposições em cartaz na instituição como “Dinossauros da Bacia Potiguar”, “Vibrantes Caminhos”, “Icnologia”, “Paleontologia”, “Anatomia Comparada” e “Engenhos”.

O novo portal traz informações sobre a história, a arquitetura dos edifícios e a organização da instituição. Também é possível encontrar informações sobre as visitas e os serviços educacionais – suspensos durante a pandemia -, além dos trabalhos de pesquisa, manutenção de acervo e biblioteca. Para conhecer a nova sede do Museu Câmara Cascudo na internet, basta acessar mcc.ufrn.br.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui