SELO BLOG FM (4)

ANORC dá largada à prova de ganho de peso para gado zebuíno potiguar

CRIADORES E INSTITUIÇÕES PARCEIRAS PUDERAM ACOMPANHAR A PESAGEM OFICIAL DOS 24 ANIMAIS QUE PARTICIPAM DA COMPETIÇÃO. FOTO: DIVULGAÇÃO

A 5ª edição da prova de pesagem de gado zebuíno, promovida pela Associação Norteriograndese de Criadores (Anorc), teve início na manhã desta segunda-feira (10), no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. Na ocasião, criadores e instituições parceiras puderam acompanhar a pesagem oficial dos 24 animais que participam da competição. Os animais, das raças Nelore, Sindi e Guzerá, que estão no parque desde dezembro de 2019 passando por um período de adaptação, foram avaliados pelo técnico de registro da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Rodrigo Coutinho Madruga, que chancela a idoneidade do evento.

“Uma prova de ganho de peso é de suma importância para a identificação de indivíduos (gado) melhoradores, bem como suas famílias genéticas. Alguns desses animais, ou a sua grande maioria, vão parar no meio do rebanho comum, e isso acaba transmitindo ganho genético. Isso acarreta um aumento na qualidade de peso e carcaça do animal, o que consequentemente alavanca a lucratividade do criador”, disse Madruga após a pesagem oficial. 

Quem também inspecionou a avaliação foi o diretor-presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Rodrigo Maranhão. “Eventos como este avaliam o nível do nosso rebanho, especificamente das raças zebuínas. Os resultados precisam ser divulgados para que os criadores potiguares possam tomar conhecimento da qualidade genética que existe aqui no Estado. Ao final de cada competição é possível demonstrar, com números, que o rebanho do Rio Grande do Norte está equiparado com o resto do país”, salientou ele.

Desde que chegaram ao parque, no final do ano passado, os animais já revelaram um ganho significativo de peso, e apesar desses números não serem levados em consideração na competição, deixaram criadores, como o senhor Afrísio Marinho, bastante animados.

“Eu tenho três garrotes da raça Nelore competindo. São bichos de registro PO (Puro de Origem), e que já engordaram mais de um quilo. Passado esse período de adaptação, a tendência é que eles engordem mais. Estou achando a experiência muito positiva, principalmente porque no final isso pode me ajudar a obter mais informações genéticas sobre os meus animais”, afirmou o criador.

Segundo dados coletados pela Embrapa em 2019, o Brasil vem caminhando para se tornar um dos países pioneiros no melhoramento genéticos de plantéis zebuínos. A ABCZ representa um papel importante nessa evolução, e o núcleo potiguar, na figura da Anorc, revalida esse trabalho ao promover provas como esta. Orlando Procópio, diretor da instituição, reafirmou esse compromisso com os criadores na abertura do evento.

“Essa prova vai possibilitar a seleção dos melhores animais, em ganho de peso e outras características, então quando o pecuarista for atrás de um bom reprodutor puro de origem, ele também vai encontrar num animal que já participou desta prova uma certificação que só a ABCZ pode aferir. É uma prova que vai gerar muito desenvolvimento e melhoria genética para o nosso Estado”, afirmou o diretor.

As pesagens serão realizadas a cada 28 dias, e a próxima está marcada para 8 de março. A competição acaba em 1º de junho, e conta com alguns parceiros, como IDIARN, Laranjeiras Agropecuária, Lojas Rancho Alegre, Du Rancho Nutrição Animal, MSD Saúde Animal, Tortuga/DSM, Potiguar Distribuidora Agropet e ABCZ.

Criadores participantes da PGP:

1- Bruno Patriota

2- Magda Patriota

3- André Navarro

4- Camilo Collier

5- Kleber Bezerra

6- Josemar França

7- Fábio Gosson

8- Orlando Procopio

9- Júnior de Souza

10- Afrisio Marinho

11- Antônio Claudino

12- Waldemi Marinho

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui