O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte realiza, dia 5 de janeiro, às 17h, a sessão solene de posse de seus novos dirigentes para o biênio 2023-2024. A solenidade vai ocorrer no auditório do prédio sede, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação. O desembargador Amílcar Maia será empossado presidente do TJRN, juntamente com o desembargador Gilson Barbosa (corregedor geral de Justiça). O desembargador Glauber Rêgo será o vice-presidente, a desembargadora Zeneide Bezerra será a diretora da Escola da Magistratura (Esmarn) e o desembargador Dilermando Mota será o ouvidor geral.
Integrante do TJRN desde 23 de outubro de 2008, Amílcar Maia será o 66º desembargador a ocupar a sua Presidência. A escolha observou o critério de antiguidade no Tribunal, em eleição realizada no dia 19 de outubro. “Ainda que nossa eleição se trate de regras de rodízio e também pelo que determina a lei, quero agradecer a confiança dos colegas e farei todo o possível para exercer a Presidência dignamente, no padrão que todos que me antecederam fizeram. Sobretudo Vossa Excelência, desembargador Vivaldo, a quem vou suceder”, declarou o desembargador ao ser eleito o próximo presidente do Poder Judiciário potiguar.
Amílcar Maia é natural de Mossoró e bacharel em Direito pela UFRN, onde graduou-se em 1988. Ingressou na magistratura em 1990 e em 23 de outubro de 2008, tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, sendo promovido pelo critério de merecimento. Ocupa atualmente o cargo de ouvidor geral. O magistrado foi vice-presidente do TJRN no biênio 2015-2016 e presidiu o TRE-RN no ano de 2013.
Tribuna do Norte