
JOSÉ BEZERRA MARINHO RECEBERÁ HOMENAGEM DO FESTIVAL DE CINEMA DE NATAL
Durante evento que acontecerá nesta sexta-feira, 04, no restaurante Potiguares, em Natal, o Grupo de Amigos do Festival de Cinema de Natal (FestNatal) irá homenagear o ex-deputado federal e ex-secretário de Indústria, Comércio e Turismo, José Bezerra Marinho.
Marinho, em 1987, durante o governo Geraldo Melo, quando ocupava a pasta do Turismo estadual, acreditou no projeto de transformar Natal em um polo de divulgação e fomento da indústria cinematográfica nacional, somando, desta forma, o cinema com a vocação turística da capital potiguar.
Considerado um dos mais renomados críticos de cinema do Brasil, o jornalista potiguar Valério Andrade, idealizador do FestNatal, destaca que o papel de José Bezerra Marinho foi fundamental para colocar Natal na vitrine da sétima arte nacional. “Foi com o seu apoio que surgiu de forma marcante o I Festival de Cinema de Natal, acontecimento ímpar e inigualável, que encantou a todos que compareceram ao Centro de Convenções. Artistas de primeira linha na mídia de então estiveram presentes abrilhantando o evento. Desse modo, após 30 anos, o FestNatal, numa demonstração de profundo reconhecimento, vem agradecer a José Bezerra Marinho”, enfatiza o jornalista.

VALÉRIO ANDRADE: “FOI COM O APOIO DE MARINHO QUE SURGIU DE FORMA MARCANTE O I FESTIVAL DE CINEMA DE NATAL”
O Festnatal, que chegou a ser mais antigo festival de cinema do Nordeste e um dos mais antigos do Brasil, era reconhecido por instituições nacionais, inclusive o Ministério da Cultura, e ganhava cada vez mais notoriedade no plano nacional.
No entanto, pós um longo período sob os holofotes da grande imprensa, que promovia Natal – inclusive como destino turístico – nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, o FestNatal entrou em processo de inanição, vitimado pela falta de apoio dos governos estadual e municipal.
Em 2015, a Prefeitura do Natal anunciou a impossibilidade de apoiar o evento, dentro da programação do Natal em Natal, sob a alegação, na época, de que “o momento é de crise”.
A homenagem ao ex-deputado federal José Bezerra marinho terá início às 19h30.

