SELO BLOG FM (4)

Amigo de Temer, Moraes se desfiliou do PSDB para se tornar ministro do STF

APÓS PASSAR POR SABATINA NA CCJ, MINISTRO LICENCIADO DA JUSTIÇA TEVE NOME APROVADO EM PLENÁRIO/ FOTO

Aprovado nesta quarta-feira (22) pelo plenário do Senado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), o constitucionalista Alexandre de Moraes é amigo do presidente Michel Temer e ex-filiado ao PSDB.

Indicado pelo presidente para a vaga do ministro Teori Zavascki, morto em acidente aéreo em janeiro deste ano, Moraes atuava até então como Ministro da Justiça de Temer. O próprio presidente também é graduado em Direito e constitucionalista, área do Direito que analisa e interpreta a Constituição Federal de 1988.

Os dois se conhecem há mais de 20 anos, segundo o próprio Alexandre de Moraes.

Para se tornar ministro do Supremo, ele se desfiliou do PSDB no início de fevereiro, conforme determina a Constituição. O artigo 95 diz que é vedado ao juiz “dedicar-se à atividade político-partidária”.

Mesmo recém-desfiliado do PSDB e desligado do governo federal, a ligação com o partido e com Michel Temer foram alvo de questionamentos de senadores da oposição durante a sabatina a que foi submetido nesta terça na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O nome de Moraes foi aprovado pela CCJ, por 19 votos a 7, após sabatina que durou 11 horas e 40 minutos. Veja as principais respostas de Alexandre de Moraes durante a sessão da comissão.

Durante a sabatina, ele prometeu que, se fosse aprovado para o Supremo, atuaria com “absoluta imparcialidade e independência” e sem “nenhuma vinculação político-partidária” na Corte.

Fonte: G1

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui