Ainda nas etapas iniciais da campanha para prefeito de Natal não faltaram criticas por trás dos muros ao prefeito Álvaro Dias, por algumas de suas decisões e declarações. Primeiro, quando ele resolveu apostar em uma eventual candidatura de Joanna Guerra à sua sucessão e, posteriormente, quando ele declarou que seriam Paulinho Freire e Natália Bonavides que iriam disputar o segundo turno, descartando com antecipação o então candidato Carlos Eduardo Alves, na época amplamente favorito a conquistar a prefeitura de Natal.
Raposa política, Dias não abriu mão de suas convicções, indicou Joanna Guerra como companheira de chapa de Paulinho Freire e foi para às ruas, liderando um sólido bloco de forças políticas, focado em eleger Paulinho Freire, o que aconteceu neste domingo dia 06 em eleição de primeiro turno.
Certa ocasião, em um restaurante, mesmo antes da chamada “pré-campanha”, Àlvaro chegou a profetizar para o editor do Blog do FM a seguinte frase: “amigo, não se preocupe. Eu vou fazer meu sucessor em Natal”. Na ocasião, nem o próprio Álvaro sabia o nome que iria apoiar.
Mas o dito foi feito e a sua profecia vingou: Paulinho Freire, que entrou “pequeno” na campanha, saiu das urnas um gigante. A sua consagradora vitória que o credenciou para o segundo turno tem um pai: o prefeito Álvaro Dias, apesar da contribuição dada pelos demais integrantes do leque de apoios que participou da sua campanha.
A vitória de Paulinho Freire no primeiro turno em Natal é a vitória de Álvaro Dias, nome que está credenciado para disputar as eleições majoritárias de 2026, seja para o Senado ou para o governo do RN, cargo para o qual também se cogita outros pretendentes, como os senadores Styvenson Valetim, Rogério Marinho e até mesmo o prefeito reeleito de Mossoró, Allyson Bezerra.
Álvaro Dias agora passará dois anos sem mandato político, mas com tempo para iniciar a pavimentação da estrada que o levará ao Senado Federal ou ao Governo do RN.
Paulinho Freire, quando eleito prefeito de Natal, terá no bolso do seu colete uma dívida de gratidão com o prefeito Álvaro Dias.
E Paulinho tem fama de bom pagador.
1 Comentário
Falar sobre campanha vitoriosa é fácil, e é prazeiroso, difícil é “juntar os cacos” de um jarro quebrado, e o tempo tem nos mostrado que a empáfia tem jogado por terra carreiras políticas antes avaliadas como promissora. Apenas para refletirmos..