SELO BLOG FM (4)

Álvaro Dias sanciona lei que classifica igrejas como ‘atividade essencial’ durante pandemia em Natal

SANÇÃO ACONTECE EM UM MOMENTO EM QUE TODOS OS HOSPITAIS PÚBLICOS DA CAPITAL POTIGUAR QUE ATENDEM CASOS GRAVES DE COVID-19 ESTÃO SUPERLOTADOS. FOTO: ILUSTRAÇÃO

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), sancionou nesta quarta-feira 17 lei municipal que classifica as igrejas como atividades essenciais durante a pandemia do coronavírus. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município.

A sanção acontece em um momento em que todos os hospitais públicos da capital potiguar que atendem casos graves de Covid-19 estão superlotados. Segundo dados do sistema RegulaRN, administrado pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), a rede hospitalar da Região Metropolitana de Natal está com 97% de leitos críticos ocupados.

Estudo feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado na terça-feira 16, aponta que o Brasil vive atualmente o “maior colapso hospitalar e sanitário da história”. O documento avalia como crítica a situação do leitos hospitalares da capital potiguar, com taxa de ocupação acima dos 95% desde a semana passada.

A lei sancionada nesta quarta-feira foi aprovada no último dia 24 de fevereiro pela Câmara Municipal de Natal. De autoria da vereadora Camila Araújo (PSD), a proposta proíbe o fechamento total dos templos durante crises como a atual.

Segundo a norma, ficam reconhecidas como atividade essencial, as exercidas em todas as igrejas, templos e congêneres onde se realize ou celebre qualquer tipo de culto ou cerimônia religiosas situadas na cidade do Natal.

Apesar de sancionado, o texto ainda precisa ser regulamentado através de decreto, para que sejam delimitadas as regras de ocupação e uso dos prédios religiosos em Natal.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui