O prefeito de Natal, Álvaro Dias, concedeu entrevista ao programa RN No Ar, da TV Tropical, na manhã desta terça-feira (28). Ele fez um balanço do ano de 2021 e falou sobre da greve dos professores da rede municipal, da aprovação do Plano Diretor da capital e das eleições de 2022 e do fim do decreto de calamidade pela covid-19.
Sobre esse último, o prefeito afirmou que a capital potiguar conseguiu vencer a covid-19. Ele explicou ainda o motivo pelo qual optou pela devolução imediata das instalações do antigo Hotel Parque da Costeira, que abrigou o Hospital de Campanha de Natal.
“[O fim do decreto] Representa um marco da nossa vitória contra a pandemia. A pandemia está nos últimos momentos. Essa nova é bem menos letal, menos agressiva. Eu diria que, aqui em Natal, nós vencemos a guerra contra o coronavírus, que vive seus últimos momentos. Não tínhamos mais a necessidade de manter o Hospital de Campanha. A Justiça pediu de volta, nós entregamos e entendemos que cumpriu seu papel, salvando milhares de vidas durante a pandemia, principalmente nos momentos mais difíceis da pandemia”, avaliou.
Em relação à greve dos servidores da Educação do município, iniciada no último dia 10 de dezembro, o líder do Executivo municipal foi conciso ao dizer que “não estou nem entendendo” a continuidade.
Na semana passada, uma decisão judicial considerou o movimento grevista irregular e determinou a retomada do trabalho. Nessa segunda-feira (27), a categoria decidiu manter a greve.
“Atendemos aos pleitos dentro das nossas condições. Nenhum gestor vai atender a um pedido que prejudique a folha do município como um todo. Temos nosso limite e fizemos a proposta que podemos pagar”, explicou.
Dias acrescentou que houve negociação com a categoria. “Recebemos os professores e ofertamos da forma que pudemos. O município já paga mais do que o piso nacional”, finalizou a resposta sobre o tempo.
Outro assunto debatido na entrevista ao RN No Ar, com a apresentadora Mara Godeiro, foi a aprovação do Plano Diretor na Câmara Municipal. O prefeito celebrou e classificou como avanço para a capital do estado.
“Parabenizar a Câmara Municipal de Natal pela celeridade que votaram o Plano Diretor de Natal. O plano antigo estava atrasando Natal”, disse.
Entre os pontos aprovados, Álvaro Dias destacou a verticalização nos principais corredores da cidade. Ele citou ainda a expectativa de trazer de volta os natalenses que buscaram moradia em cidades vizinhas.
“Nos principais corredores, como as avenidas Hermes da Fonseca, Salgado Filho, Prudente de Morais, Deodoro da Fonseca, é que devem estar as moradias. São nessas avenidas que estão os hospitais, os empregos, os comércios, a infraestrutura está preparada”, argumentou.
Em relação às eleições de 2022, o prefeito desconversou sobre se pretende se candidatar ao governo estadual. Segundo ele, existem projetos importantes para a cidade que precisam ser concluídos.
“Essa pergunta é recorrente. Entendo que a gestão está bem avaliada. Estamos analisando, mas temos muitos projetos para a cidade de Natal. O Hospital Municipal, o polo turístico da Redinha, as drenagens do Planalto e da zona Norte”, pontuou.
“O Hospital Municipal é a menina dos meus olhos. Está tudo bem encaminhado e pode se prejudicar com uma saída para a disputa do governo”, finalizou.
Portal da Tropical