SELO BLOG FM (4)

Álvaro Dias diz que o Idema é aparelhado e que PT atrasa obra de engorda de Ponta Negra

FOTO: DIVULGAÇÃO

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, afirmou, nesta quarta-feira 17, em entrevista coletiva, que o Idema é um órgão aparelhado e que o PT atrapalha a obra de engorda da praia de Ponta Negra, na zona Sul da capital potiguar, que aguarda a emissão, por parte do órgão ambiental, da Licença de Instalação e Operação (LIO).

“O idema é um órgão hoje aparelhado pelo PT. O Idema não tem cargos efetivos, só cargos comissionados , de livre indicação do governo do estado, do PT e da governadora (Fátima Bezerra). Então, essas pessoas estão atendendo determinação política para protelar a engorda. Faço essa afirmação sem nenhum medo de errar. Quem deve a conta, que pageu. Se a engorda não for feita, é por determinação política do governo do PT”, explicou Álvaro Dias.

O prefeito afirmou que essa é a sétima engorda, que a empresa vencedora da licitação realizará, e alegou que um grupo politicamente atuante está tentando retardar o projeto. Segundo ele, essa ação prejudica a cidade de Natal, o meio ambiente, o Morro do Careca e a geração de emprego e renda.

Conforme matéria publicada pelo AGORA RN, o Idema comunicou na última terça-feira (16), que a Prefeitura do Natal ainda deve explicações dentro do processo de licenciamento da obra de engorda da Praia de Ponta Negra. Com isso, o início da obra ainda não será autorizado.

Na última sexta-feira 12, a Prefeitura entregou mais um pacote de respostas às exigências do órgão ambiental que impediam a emissão da licença. Foi uma resposta a uma lista de 17 itens que o Idema informou que ainda não haviam sido respondidos. Nesta terça, o Idema informou que ainda faltam respostas para 8 itens.

Obra

A engorda de Ponta Negra consiste no alargamento na faixa de areia da praia, com até 50 metros na maré cheia e 100 metros na maré seca. A intervenção é considerada fundamental para frear o processo de erosão que atinge o Morro do Careca.

A engorda será feita a partir de uma retirada de areia submersa trazida de uma jazida em alto mar para Ponta Negra. A obra vai custar mais de R$ 73 milhões e será realizada pelo consórcio formado pelas empresas DTA e AJM. Em 2023, o Idema emitiu a Licença Prévia, que permitiu a realização dos serviços até aqui.

Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

1 Comentário

  • Isso é pura verdade d governo de Fátima bezerra a governadora fora Fátima bezerra vc tá atrapalhando um processo da nossa cidade Natal en do Rio Grande do Norte e uma vergonha Fátima bezerra

Comente aqui