O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), anunciou que 5 das 20 linhas que foram suspensas durante a pandemia de Covid-19 serão retomadas na próxima segunda-feira (7). A retomada da circulação das linhas atende a um acordo que foi fechado entre a gestão municipal e as empresas de ônibus da cidade, já homologado pela Justiça.
Segundo o prefeito, serão retomadas as seguintes linhas:
N-61 – Soledade/Ribeira, via Av. das Fronteiras
585 – Encanto Verde/Village do Prata, via Planalto
587 – Guarapes/Village do Prata, via Planalto
589 – Felipe Camarão/Nova Cidade, via Rodoviária/Jardim América
593 – Circular Residencial Redinha
O acordo entre prefeitura e empresas, fechado na semana passada, prevê a retomada de outras 5 linhas. Não há prazo para que elas voltem a operar.
Como mostrou o PORTAL DA 98 FM, o acordo estabelece, ainda, a aquisição de 50 novos ônibus pelas empresas e outros 50 seminovos. Além disso, segundo a prefeitura, haverá extensão nos horários das linhas. Com a mudança, os últimos ônibus circularão até 23h30. Todas as medidas foram feitas em acordo com a Defensoria Pública, que havia entrado com ação na Justiça para que as linhas suspensas na pandemia fossem retomadas integralmente.
Outra novidade fruto do acordo foi a ampliação do tempo de integração do sistema, que passará a ser de 90 minutos para os usuários que realizarem o cadastro através de biometria facial, sistema que deverá ser implantado em até 180 dias. O acordo prevê ainda que o cadastro da biometria dos usuários será feito a partir de uma frente de trabalho a ser estruturada pelo NatalCard com ampla divulgação para a sociedade.
O aumento das despesas será compensado com um desconto nas dívidas que as empresas têm com a prefeitura, além da desoneração do Imposto Sobre Serviços (ISS) – que aguarda aprovação da Câmara Municipal.