SELO BLOG FM (4)

Álvaro Dias anuncia contratação de empresa para auditar gastos da saúde: “Tem alguma coisa errada”

FOTO: REPRODUÇÃO

A Prefeitura do Natal vai contratar uma empresa privada para fazer um diagnóstico dos gastos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (26) pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos), em entrevista à 98 FM. Após ser informado da ausência de insumos básicos no Hospital-Maternidade Araken Pinto, inclusive soro, o prefeito declarou que “tem alguma coisa errada” na pasta.

Álvaro Dias também declarou que vai convocar o secretário George Antunes para buscar mais informações.

“Se isso está havendo, vamos conversar com George Antunes para que ele possa tomar as providências para evitar que isso continue a acontecer. Porque realmente hoje a maior despesa do município é com saúde. Inclusive, estamos negociando com uma empresa de consultoria para ver o que a gente vai poder manter e o que é que a gente não vai poder manter”, disse o prefeito.

Segundo servidores do Hospital-Maternidade Araken Pinto ouvidos pela 98 FM, a unidade sofre com a falta de insumos básicos como anti-inflamatórios, corticoides, medicamentos para curativo e até gases e alguns tipos de soro. Os funcionários reclamam, também, da falta de mão de obra – especialmente de enfermeiros – e da superlotação da unidade, que abriga no mesmo lugar pacientes pediátricos, maternidades e casos clínicos. Outros servidores dizem que, em UPAs, falta até analgésicos simples como dipirona.

O prefeito disse que, atualmente, a gestão municipal investe cerca de 35% de sua receita própria com saúde, bem acima do mínimo previsto na Constituição Federal: 15%.

“Vamos contratar uma consultoria, uma auditoria, para ver como está o funcionamento de toda a Secretaria de Saúde. Levantamento de custo, de gasto, de necessidade de serviço. O que está gastando, o que tem necessidade de manter, o que pode ser fechado, para ajustar os custos e os gastos do município. Se está sendo gasto de maneira diferente que deveria, se é preciso ajustar os serviços, se está sendo mal utilizado. Todo esse estudo vamos fazer porque estamos em contato com uma consultoria que vai fazer uma análise profunda, detalhada de toda a situação da saúde do município”, afirmou o prefeito.

Álvaro Dias estranhou que, mesmo com o gasto vultoso do Município, ainda haja falta de insumos básicos em unidades de saúde.

“Se nós estamos precisamos gastar 15%, estamos gastando 35% e ainda está assim, tem alguma coisa erada ou tem serviço demais, ou está se gastando errado. Tem algum problema e vamos identificar”, afirmou o prefeito.

Portal 98 FM

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui