SELO BLOG FM (4)

Álvaro Dias acusa “forças ocultas” de dificultarem obra da engorda de Ponta Negra: “Não tem justificativa para Idema atrasar licença”

FOTO: REPRODUÇÃO

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), afirmou nessa segunda-feira (19), em entrevista à 98 FM, que “forças ocultas” estão atuando para dificultar o andamento da obra de engorda da Praia de Ponta Negra, na Zona Sul da cidade.

A obra consiste num investimento de R$ 100 milhões que vai alargar a faixa de areia da praia entre 50 e 100 metros (a depender da maré) com o objetivo de favorecer o turismo na região e diminuir os estragos provocados pelo avanço do mar.

Na avaliação do prefeito, que é adversário político da governadora Fátima Bezerra (PT) e do presidente Lula (PT), “não tem justificativa” para o fato de o licenciamento ambiental da obra ainda não ter sido liberado pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal, que discutem a responsabilidade pela emissão do documento.

“Forças ocultas teimam em atrapalhar, dificultar. Por exemplo, vamos falar sobre a engorda da Praia de Ponta Negra. É uma obra fundamental e necessária para a cidade do Natal. Por que o Ibama (Governo Federal) está demorando tanto para dar essa licença? Não tem nenhum motivo, nenhuma justificativa”, afirmou Álvaro Dias.

O prefeito registrou que uma primeira licença, para a fase de enrocamento e proteção do calçadão, emitida pelo Idema (Governo do Estado), demorou um tempo acima da média.

“A primeira licença que foi dada para essa obra foi para o enrocamento, para a proteção do calçadão. Foi preciso fazer um movimento grande, as pessoas se reuniram, os interessados, a indústria hoteleira, donos de bares, restaurantes, pousadas. A primeira licença da proteção que quase não entregavam, não liberavam, foi num movimento grande. Liberaram a primeira fase. Agora, a segunda fase”, afirmou Álvaro.

Álvaro Dias ressaltou que a obra é necessária para conter a erosão que atinge o Morro do Careca. Especialistas são unânimes em apontar que a engorda da praia vai ajudar a frear o processo que pode fazer o cartão-postal da cidade desaparecer.

“Se essa engorda demorar a acontecer, vamos perder nosso principal cartão-postal. O Morro do Careca vai se transformar numa grande falésia. Vai deixar de ser um atrativo turístico para a nossa cidade. Nossa cidade vive da geração de emprego e renda através do turismo. Não temos grandes empresas, indústria. Não tem justificativa para o Idema continuar a atrasar essa licença. Mandou para o Ibama, nunca houve isso. Todos os lugares em que houve engorda, a licença foi dada pelo órgão de licenciamento ambiental local. Por que foi para o Ibama? Forças ocultas estão atrapalhando, dificultando. Não quero acusar ninguém, mas está claro”, destacou o prefeito de Natal.

O gestor da cidade disse que vai procurar mobilizar a bancada de deputados federais e senadores do Rio Grande do Norte para agilizar a burocracia da obra junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal.

“Estamos tento apoio da bancada federal e vamos inclusive procurar mobilizar a todos para participar em busca disso, porque Natal não pode ser atrasada mais do que já foi. Estão querendo atrapalhar, dificultando licença, inicio de obra, negando parte burocrática que é necessária em diversos órgãos. Isso é ridículo”, finalizou.

Portal 98 FM

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui