SELO BLOG FM (4)

Alunos e professores da rede municipal são premiados na 11ª OBMEP

IMG_3207

ALUNOS E PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL SÃO PREMIADOS NA 11ª OBMEP

Alunos e professores da Rede Municipal de Educação de Natal participaram da solenidade de premiação da 11ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2015. A premiação estadual aconteceu na tarde da última sexta-feira (19), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), localizado na Avenida Coronel Estevam, 3705, em Nossa Senhora de Nazaré.

Presentes na solenidade estavam os estudantes, pais, docentes, gestores e autoridades do Estado, entre elas, a secretária municipal de Educação, a professora Justina Iva de Araújo Silva. Nesta edição da OBMEP participaram 31 escolas da rede municipal de ensino, com a conquista de uma medalha de ouro, uma medalha de prata, duas de bronze, 24 menções honrosas e dois professores premiados.

A medalha de ouro foi conquistada pelo aluno Talvanes Fernandes de Medeiros, de 15 anos, que cursou o 9º ano na Escola Municipal 4º Centenário, em 2015. O estudante contou que participava de um curso preparatório na própria escola no turno da manhã, e estudava regularmente no horário vespertino. “Na minha primeira tentativa estava no 7º ano e ganhei a medalha de bronze. No 8º ano, repeti o bronze, e no 9º ano, fui medalhista de ouro”, relembra sua trajetória na OBMEP.

Quando tinha 13 anos, Talvanes de Medeiros, passou na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, da Força Aérea Brasileira de Barbacena, em Minas Gerais. Também foi aprovado duas vezes no IFRN. E no final do ano passado, passou no Colégio Naval da Marinha do Brasil, em Angra dos Reis, onde irá cursar o Ensino Médio. “Com o passar dos anos continuei com o mesmo ritmo de estudo e os resultados foram aparecendo. Gosto muito de matemática e treino realizando muitos exercícios”, afirmou o estudante.

 

A mãe de Talvanes, a dona de casa, Ana Maria de Medeiros, estava bastante orgulhosa com a conquista do filho. “Não tenho nem palavras para expressar tamanha felicidade e orgulho que mais uma vez estou sentindo do meu filho. Talvanes sempre foi muito dedicado aos estudos e observo que ele é bastante admirado pelos seus colegas e familiares. Queria que outras mães futuramente pudessem sentir o que eu estou sentindo neste momento de muita alegria”, disse emocionada.

Como medalhista de prata ficou a aluna Lívia Martins Nobrega, de 14 anos, também da Escola Municipal 4º Centenário. Na ocasião, a estudante que estava bastante emocionada, disse que sempre sonhou em ser medalhista da OBMEP. “Estou estudando há muito tempo e sempre sonhei com essa medalha. Estudo todos os dias e faço cursinho preparatório para conseguir ingressar no IFRN. Essa preparação também ajuda nas Olimpíadas de Matemática”, contou.

As duas medalhas de bronze foram conquistas por Marjorie Veiga Loureiro, da Escola Municipal Professor Antônio Severiano de Araújo e Michael Douglas de Camargo, da Escola Municipal Professor Zuza. Os professores Jairo de Araújo Nunes e Paula Christianne Freitas Cordeiro, ambos da Escola Municipal 4º Centenário, receberam diploma de homenagem e premiação da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Para o professor de Matemática, Jairo Nunes, que está em sala de aula há 29 anos, o segredo para os bons resultados é a dedicação. “A nossa escola sempre está atingindo bons resultados. Tivemos medalhistas de ouro e prata, além das menções honrosas. Toda a equipe da escola está de parabéns porque realiza um trabalho muito sério, onde todos os anos fazemos estudos paralelos com as turmas do nono ano, justamente preparando os alunos para ingressarem no Instituto Federal. A matemática requer muita dedicação e prática”, disse.

A titular da SME, a professora Justina Iva, afirmou que é uma satisfação enorme participar da solenidade de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. “É com muito orgulho e alegria que registramos a brilhante participação dos alunos do município do Natal, como também do Estado do Rio Grande do Norte. Vocês estudantes são as verdadeiras estrelas do dia de hoje, merecem todas as homenagens e continuem firme no caminho da Educação”, disse.

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), é um projeto de inclusão social dirigido aos alunos e professores do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, EJA (3º e 4º níveis) e da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio, nas unidades de ensino das escolas públicas do Brasil, que atualmente conta com 98% dos municípios participando desse evento.

Com objetivos definidos, a olimpíada contribui para melhorar a qualidade de ensino, incentivando professores e alunos a competir, buscando na sua preparação estimular o estudo de Matemática por meio da resolução de problemas motivadores e desafiadores que despertem o interesse na instigação e curiosidade na solução dos mesmos.
A OBMEP alcançou na edição de 2015, um novo recorde do número de escolas e municípios participantes. Foram inscritos na 11ª edição da Olimpíada 47.582 escolas de 5.538 cidades – em 99.48% dos municípios de todo o país.
Os vencedores foram premiados com tablets, medalhas, diplomas, assinatura de revistas, kit de material didático, troféus e certificados de menções honrosas.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui