Neste sábado, 05, pais e alunos do Sesc Zona Norte irão realizar a limpeza da Praia da Redinha, em Natal. A ação é mais uma iniciativa do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), entidade do Sistema Fecomércio, que faz parte da Escola de Selo Azul, projeto internacional de cuidado dos mares e oceanos.
Um estande do Sesc RN estará montado na praia, próximo à Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, onde um grupo de alunos do Criar Sesc estará fazendo o trabalho de conscientização dos banhistas que estiverem por lá. Enquanto isso, outro grupo estará realizando de fato a coleta do lixo na faixa de areia. Turistas e locais serão bem-vindos para somarem esforços.
A ação de limpeza das praias faz parte do projeto Guardiões Mirins, do Sesc Zona Norte, que é uma das escolas ligadas ao Selo Azul. No Rio Grande do Norte, apenas seis escolas contam com o reconhecimento, sendo duas delas Escolas Sesc: unidades da Zona Norte e Mossoró. As outras quatro unidades de ensino são da rede pública.
“Por sermos uma Escola Azul, assumimos a responsabilidade do cuidado dos mares e dos oceanos, trabalhando a conscientização das crianças e adolescentes sobre a necessidade de preservar essas áreas. Eles desenvolvem vários trabalhos teóricos e lúdicos e aprendem que a poluição, principalmente nas praias, é muito prejudicial para o planeta. Por isso estamos realizando a ação na Praia da Redinha neste sábado, como também já realizamos em Tibau do Sul, em Maxaranguape e outras localidades”, afirma Gedson Nunes, diretor regional do Sesc RN.
A ação será realizada por crianças de oito a doze anos de idade, além de seus responsáveis, alunos do Criar Sesc. O projeto de educação complementar atua no Sesc Zona Norte no contraturno escolar, utilizando o brincar e a criatividade como formas de aprendizagem. Os alunos trarão o protagonismo da ação de limpeza, mas todos são convidados a participar.