
FILME “UM DIA MAIS QUE ESPECIAL” FOI PRODUZIDO POR CERCA DE 20 ALUNOS COM IDADES ENTRE OITO E NOVE ANOS.
Um dia de cinema na escola! Os alunos da Escola Municipal Professora Vera Lúcia Soares Barros, apresentaram na última sexta-feira (23), a exibição do filme “Um dia mais que especial”, produzido por cerca de 20 alunos com idades entre oito e nove anos. A película é fruto de uma atividade desenvolvida em sala de aula que reuniu em uma parceria, a pedagoga Vera Freitas, a professora de Artes Maria da Piedade Pereira e o cineasta Rômulo Sckaff. A unidade de ensino está localizada no bairro de Pajuçara.
Aplicado ao longo do ano de 2018, o cinema foi usado na escola como ferramenta lúdica para o aprendizado das crianças. O filme é fruto do resultado da oficina de Stop Motion “Contando e Recontando Histórias”. Todo o processo ocorreu de forma voluntária e os alunos ajudaram em todas as etapas. Eles foram responsáveis por construir o roteiro, montar os cenários com materiais recicláveis, produzir os personagens com massa de modelar, além de fazer a dublagem dos personagens, dando vida a animação.
“Escolhemos o stop-motion porque na construção dos bonecos de massinha cada etapa foi realizada coletivamente e os alunos fizeram ainda a produção de texto para desenvolver o roteiro. Desde da construção dos cenários, em tudo, usaram reciclagem e até nos bonequinhos que foram armados. Na questão da fotografia que eles tiraram nos episódios, montavam os bonecos e tiravam duas fotos em cada cena, depois mexiam novamente no bonequinho para tirar mais uma imagem, assim deram toda a sequência do filme. O projeto é muito mais uma ideia de que se possa vivenciar as matérias que estão tendo na sala de aula e objetivo de durar quase nove meses, foi justamente para esperar o período que os alunos estudavam aquela matéria especifica para que aplicasse naquele assunto relacionado ao filme”, explica Rômulo Sckaff.
A oficina de cinema foi aplicada com metodologia e conteúdos direcionados com apoio dos professores, onde o aluno consegue absolver todos os passos da construção do filme, fazendo analogia dos livros didáticos, já utilizados em sala de aula. Durante o lançamento do filme, os alunos e comunidade escolar conferiram o cenário, o material produzido e o resultado final das atividades com o filme pronto.
A professora de Artes, Maria da Piedade Pereira, explicou que com o encerramento de um trabalho com várias oficinas temáticas com os alunos foi considerado a proposta de trazer a questão da arte do cinema, atrelando-a sobretudo a leitura, escrita, oralidade e a criatividade. “Toda a história e as maquetes foram construídas a partir de materiais recicláveis porque justamente é dentro do tema do filme que se tentou priorizar justamente o conceito de zelo”.
Idealizadora do projeto, a pedagoga Vera Lúcia Melo Freitas disse que a proposta foi desenvolvida para aplicabilidade em sala de aula utilizando os conteúdos disciplinares de forma lúdica. “A proposta foi fazer com que todas as matérias se relacionassem dentro desse projeto de cinema junto ao aprendizado das crianças para dar forma a um filme, através de uma temática que foi escolhida pela professora de Artes com os alunos”.
A aluna Maria Isabelle Gomes Silva disse que gostou muito da exibição do filme. “Foi tudo muito divertido de realizar. Os bonecos, as fotos, a maquete e as câmeras de papelão”.

