SELO BLOG FM (4)

Aluno e ex-alunas da UFRN concorrem à semifinal da Rádio MEC

FOTO: DIVULGAÇÃO

O aluno do curso de bacharelado em Composição da Escola de Música da UFRN, Marzelê Maribondo, está concorrendo na semifinal do Festival de Música da Rádio MEC com a composição Despertar, na categoria Música Clássica, cuja letra foi escrita em parceria com a poetisa potiguar Rosa de França. A canção, escrita para voz e piano, está sendo interpretada pela soprano, também potiguar, Daliana Cavalcanti, mestra em Artes Cênicas (PPGARC/Deart) e bacharel em Canto Lírico (EMUFRN), ambos pela UFRN.

O currículo do compositor conta com os prêmios de melhor composição, pelo voto popular, no Festival Música Potiguar Brasileira, realizado em 2019 pela Rádio Universitária FM, com a música para piano Teimosia – Sonatina em Mi, e no Festival Juriti de Música Potiguar deste ano, com a música Ciclo, dueto de vozes e piano. Despertar ficou em 4º lugar durante o Festival de Música Potiguar, também realizado este ano, pela Oficina Livre de Música e, agora, é a única composição do Rio Grande do Norte a estar na categoria de Música Clássica, nesta primeira edição nacional da Rádio MEC. Para se classificar para a final, a composição precisa ser bem avaliada pelo júri técnico ou pelo júri popular. A votação do júri popular começou no dia 17 de julho e vai até o dia 23 de agosto. Para votar, basta acessar o site.

A canção Despertar contou com a edição de áudio de Gabriel Teixeira – que compõe o Coro Acadêmico Madrigal –, foi gravada no Zop Estúdio e será uma das faixas de um EP, com músicas autorais do Marzelê, em parceria com Daliana e Rosa, que está previsto para ser lançado ainda este ano de 2021.

Sobre os artistas

Marzelê Maribondo é nome artístico de José Marcos da Trindade Leal, técnico em Música com habilitação em Canto Lírico e está perto de concluir o bacharelado em Música com habilitação em Composição, ambos pela EMUFRN. É violonista desde 1988, compositor desde 1997, cantor, ator, integrante do Madrigal da EMUFRN, atua como voluntário no Coral Canto do Povo e é membro do Grupo Poli de Teatro Musical. Também faz parte da equipe de representação da categoria Cantores Líricos Solistas, da região NE 03 – que compreende a Paraíba e o Rio Grande do Norte –, do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto (FBODM).

Daliana Cavalcanti é mestre em Artes Cênicas, bacharel e técnica em Música com habilitação em Canto Lírico, todos pela UFRN. É cantora lírica, poeta, escritora, atriz, professora e pesquisadora, integrante do Mulherio das Letras Zila Mamede e da equipe de representação da categoria Cantores Líricos Solistas, da região NE 03, do FBODM. Criou o canal Canto Dali e, neste ano de 2021, tem se dedicado a participar de apresentações virtuais que dialogam com diversas linguagens artísticas, de festivais e concursos de música e a publicação de seus poemas em coletâneas poéticas.

Rosa de França é o pseudônimo de Rosângela França de Melo, mestre em Estudos da Linguagem pela UFRN, especialista em Leitura e Produção Cultural (UFRN) e Educação de Jovens e Adultos (IFRN), graduada em Letras (UFRN), cadeira de Língua Portuguesa nas redes estadual e municipal de Natal. Leitora desde que se conhece alfabetizada e poeta desde que se viu encantada por traduzir em letras e rimas, o mundo que enxerga. Publicou nas antologias, Sentido Inverso (2008) e Estações, ambas da Editora Andross; também na Antologia Livro das Marias II (2020). Constitui o corpo do Mulherio das Letras Zila Mamede, da Toca-RN e da Comunidade de Leitores Natal-RN. Foi contemplada com a Honra ao Mérito da Associação Cultural Estação do Cordel, em 2018, e no Prêmio Luís Carlos Guimarães de Poesia, da Fundação José Augusto, em 2008. Iniciou sua experiência no canto lírico como cantora do naipe de contraltos do Grupo de Ópera Canto Dell’Arte, em 2016. Materna em duas barrigas: Lucas e Ângela.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui