SELO BLOG FM (4)

ALRN apresenta sistema de transparência digital em evento nacional de inovação no setor público

FOTO: REPRODUÇÃO

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) será destaque na 7ª edição do Gov in Play, um dos principais eventos do país voltados à inovação e tecnologia na gestão pública, que acontece em Recife. O sistema Legis Vídeos, desenvolvido pela Diretoria de Gestão Tecnológica e Inovação (DGTI) da Casa, será apresentado durante a palestra “Cidadania ativa e inclusão digital: Legis Vídeos – um Legislativo visual e transparente”, ministrada pelo diretor da DGTI, Mário Sérgio Gurgel, na tarde desta quinta-feira (16).

O evento reunirá gestores públicos, lideranças políticas e especialistas de todo o Brasil para discutir soluções tecnológicas que aprimoram a administração pública. A participação da ALRN reforça o reconhecimento nacional do trabalho da DGTI, responsável por sistemas que vêm modernizando o processo legislativo, aumentando a transparência e gerando economia aos cofres públicos.

Desde 2015, a diretoria já desenvolveu plataformas como o Sistema de Recursos Humanos e Folha de Pagamento, o Sistema da Atividade Legislativa Eletrônica, o Plenário Virtual, o Processo Administrativo Digital (PAD) e o próprio Legis Vídeos, atualmente implantado em quase 30 casas legislativas e no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), reconhecido como modelo nacional de transparência.

“A implantação de Legis Vídeos representa a decisão de apostar em transparência, eficiência e proximidade com a sociedade. Quando uma Câmara Municipal ou Assembleia Legislativa escolhe o Legis Vídeos, ela não está apenas recebendo um software, mas incorporando uma nova forma de pensar o processo legislativo”, destacou Mário Sérgio Gurgel.

Todo o desenvolvimento é realizado por servidores da própria ALRN, sem contratação de softwares externos, resultado de uma política contínua de planejamento estratégico e inovação interna.

A adoção de soluções próprias permitiu à ALRN reduzir custos e ampliar a eficiência administrativa. Nos últimos anos, a digitalização e integração dos sistemas internos representaram uma economia superior a R$ 4,8 milhões, com o encerramento de contratos de manutenção e armazenamento de plataformas terceirizadas.

Atualmente, os sistemas operam de forma integrada e transparente, garantindo agilidade, controle e segurança em todas as etapas do processo legislativo e administrativo.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui