É comum deixar o smartphone carregando à noite, ao lado da cama ou mesmo sob o travesseiro, buscando assegurar bateria para o próximo dia. Contudo, a Apple alertou sobre os riscos de se ter um iPhone carregando perto enquanto se dorme.
Conforme o “Guia de Utilização do iPhone”, que foi atualizado recentemente, a Apple adverte: “Ignorar as instruções de segurança pode levar a incêndios, choques elétricos, ferimentos ou danos ao iPhone ou outros bens”. O guia traz várias recomendações sobre o manuseio correto, consertos na bateria, uso de lasers, cuidados ao usar o aparelho ao navegar e os riscos de distração ao dirigir.
Sobre o carregamento, a empresa ressalta que não se deve dormir com o telefone sob o travesseiro ou coberto por mantas enquanto estiver plugado, nem deixá-lo em contato direto com a pele. Tais medidas buscam reduzir a exposição do iPhone ao calor e evitar queimaduras de contato.
“Coloque o iPhone, o carregador ou qualquer base de carregamento sem fio em local arejado enquanto estiverem em uso ou sendo carregados. Seja especialmente cauteloso se possuir alguma condição que limite sua percepção de calor,” orienta o manual.
A Apple também enfatiza a importância de usar apenas cabos e adaptadores USB originais ou certificados conforme as normas de segurança locais. O guia alerta ainda para os perigos de usar acessórios danificados ou carregar o dispositivo em locais úmidos, o que pode causar incêndios, choques elétricos, ferimentos ou danificar o iPhone e outros objetos.