A bancada do PT na Câmara dos Deputados definiu as comissões temáticas que serão reivindicadas pelo partido na reunião com o presidente Arthur Lira (PP-AL) e demais líderes partidários, que deve ocorrer nesta terça-feira (14/2). Ao todo, o comando de seis colegiados estão no radar dos petistas.
O cálculo dos deputados governistas exclui o controle da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), uma vez que, por acordo, o PT já irá presidir o colegiado tido como mais importante da Câmara. O nome escolhido para a cadeira é do deputado Rui Falcão (SP).
Além da CCJ, portanto, o partido também pedirá a Lira o controle de outras seis comissões temáticas, são elas: Relações Exteriores, Educação, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Finanças e Tributação e Fiscalização Financeira e Controle (CFFC).
Entre os pleitos da bancada, a CFFC é uma comissão considerada estratégica para o partido, uma vez que é o colegiado da Câmara responsável pelo acompanhamento das contas do governo federal.
Os petistas também querem minar a possibilidade do PL chefiar a Comissão de Meio Ambiente. Recentemente, a ala mais bolsonarista do partido mobilizou nos bastidores para que o ex-ministro Ricardo Salles (SP) comandasse a comissão.
Metrópoles