SELO BLOG FM (4)

Aldemir Freire é eleito para diretoria do Banco do Nordeste e deixa Seplan

FOTO: REPRODUÇÃO

O secretário de Planejamento do Rio Grande do Norte, Aldemir Freire, foi oficialmente confirmado para ocupar a diretoria do Banco do Nordeste. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (8), pela governadora Fátima Bezerra, através das redes sociais.

O economista, que esteve na gestão de Fátima Bezerra desde 2019, deixou o cargo para assumir a diretoria de Planejamento do Banco do Nordeste. Agora, a governadora vai modificar a composição do primeiro escalão e expectativa é que seja criada uma “super secretaria”, a da Fazenda, que será ocupada pelo atual secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, que deverá acumular a função de Aldemir Freire. A mudança, porém, depende de aprovação na alteração da estrutura administrativa do Poder Executivo.

“Agora é oficial! Aldemir Freire acaba de ser eleito para diretoria de planejamento do Banco do Nordeste. Gratidão a Aldemir pela contribuição qualificada que ele, enquanto secretário estadual de Planejamento e Finanças, deu a nossa gestão. Aldemir será um importante colaborador no BNB na defesa da região Nordeste, do Brasil e do Rio Grande do Norte”, postou Fátima Bezerra.

Também através das redes sociais, Aldemir Freire agradeceu pela confiança de Fátima. “Agradecer a governadora Fátima Bezerra  pela confiança nesses quatro anos que trabalhamos juntos. Seguimos parceiros na construção de um Brasil, um Nordeste e um Rio Grande do Norte melhor e mais justo”, disse o agora ex-secretário.

Banco do Nordeste

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) é uma instituição financeira pública que tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e social da região Nordeste do país, bem como do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. O BNB atua principalmente como um banco de desenvolvimento, oferecendo uma ampla gama de produtos e serviços financeiros para apoiar empresas e empreendedores na região, incluindo financiamento de longo prazo, crédito para investimentos, programas de incentivo e financiamento para projetos de infraestrutura.

A diretoria do Banco do Nordeste é escolhida pelo Conselho de Administração da instituição, que é composto por nove membros, sendo três indicados pelo Governo Federal, três pelos Governos Estaduais da área de atuação do banco (Nordeste) e três eleitos pelos acionistas minoritários.

A escolha da diretoria do banco segue um processo de seleção que leva em consideração aspectos como experiência profissional, competência técnica, perfil de liderança e idoneidade moral dos candidatos. A seleção é realizada por meio de um comitê especializado em recursos humanos, que avalia os currículos e realiza entrevistas com os candidatos.

Após a análise dos currículos e entrevistas, o comitê apresenta uma lista tríplice com os nomes dos candidatos mais qualificados para ocupar cada cargo da diretoria. O Conselho de Administração, então, delibera sobre a escolha dos novos diretores do Banco do Nordeste.

Tribuna do Norte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui