Médicos cooperados anunciaram que vão retomar na próxima segunda-feira (16) o atendimento de pediatria na UPA do Pajuçara, na Zona Norte de Natal, após dois meses sem atendimento especializado às crianças na unidade. Os serviços foram contratados pela Prefeitura do Natal.
A UPA Pajuçara atende diariamente uma média de 300 crianças e conta com 4 médicos em 24h, dois por turno. A falta da escala na área de pediatria no bairro Pajuçara, desde 20 de outubro, estava sobrecarregando a Unidade de Pronto Atendimento do Potengi.
Na época, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que precisou fechar o serviço na UPA Pajuçara por falta de médicos. “O novo fluxo tem a finalidade de otimizar as escalas diante da dificuldade de encontrar profissionais com tal especialidade (pediatria) em razão de diversos fatores, entre eles agressões sofridas durante os atendimentos clínicos, conforme relatado pela empresa contratada em reunião com a SMS Natal”, afirmou a pasta.
Para o diretor da Cooperativa Médica do RN (Coopmed), Victor Vinicius, a abertura é um serviço a sociedade que estava sofrendo sem atendimento, tendo que se deslocar a outro bairro, além do tempo de espera ampliado devido a grande demanda.