SELO BLOG FM (4)

AGU vai apurar conduta de Cardozo na defesa de Dilma Rousseff

O advogado geral da União, Fábio Medina Osório - Ailton Freitas 02-05-2016 / Agência O Globo

O advogado geral da União, Fábio Medina Osório – Ailton Freitas 02-05-2016 / Agência O Globo

BRASÍLIA — Sob nova direção, a Advocacia Geral da União (AGU) decidiu abrir sindicância para apurar a atuação do ex-ministro José Eduardo Cardozo à frente da pasta, responsável por defender a presidente afastada Dilma Rousseff no processo de impeachment. O novo chefe da AGU de Michel Temer, Fábio Medina Osório, disse, em entrevista ao GLOBO, que investigaria seu antecessor por possível desvio de finalidade, ao, segundo ele, ter usado a estrutura do órgão para “defender pedaladas como política de estado” e por classificar o impedimento como “golpe de estado”.

— Foi encaminhado um memorando meu para a Corregedoria e na próxima semana deve ter um desdobramento. O papel da Corregedoria é normatizar essa atuação do AGU em prol dos agentes políticos. Como me referi no oficio de encaminhamento, a ideia não é punir o Cardozo, mas apurar os fatos e normatizar para não permitir o uso abusivo da AGU — afirmou Osório ao GLOBO neste sábado.

Cardozo rebateu, também neste sábado, a decisão do novo chefe da Advocacia Geral da União. Ele se disse indignado com a abertura de sindicância e acusou Osório de fazer uma “evidente tentativa de intimidação do livre exercício da atuação de um advogado e da defesa da Presidenta da República”. Para o ex-ministro, é “inaceitável” a AGU praticar, com esse ato, “censura à liberdade de um advogado defender em um processo de natureza jurídico-política as teses que julga adequadas, em quaisquer circunstâncias”. Osório disse à “Veja”, nesta sexta-feira, que “a defesa de Cardozo foi criminosa”.

O Globo

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui