
O Governo do Rio Grande do Norte deu, nesta quinta-feira (30), mais um passo no apoio à produção da agricultura familiar. Os 17 núcleos de produtores que somam 150 famílias reunidos na rede Rede Xique-Xique agora terão a certificação de produtos orgânicos e receberam um veículo modelo Gol. O ato aconteceu na nova sede própria da Bodega Xique-xique, no bairro Costa e Silva, em Mossoró.
A governadora Fátima Bezerra ressaltou que ainda é preciso ampliar o circuito das feiras da agricultura familiar em todo o RN e destacou que este é um setor que gera trabalho e renda à população, oferecendo alimentos saudáveis e com variedade. Ela informou ainda que o Governo vai lançar nos próximos dias o Programa Estadual de Convivência com o Semiárido e continuar com a perfuração e instalação de 635 poços (300 já perfurados) a serem entregues com o sistema de bombeamento de água funcionando.
A Bodega Xique-xique comercializa a produção da agricultura familiar de frutas, hortaliças, castanha caju, ovos caipira, mel de abelhas e de caju, doces, frutas desidratadas, polpa de frutas, queijos, manteiga de garrafa, arroz vermelho, gergelim, pães, biscoitos, cachaça, óleos de côco e de Licuri, própolis, flor de sal. E mantém intercâmbio com associações de outros estados para enviar e receber produtos.
Neneide Lima, presidente da Cooperxique, considerou o momento como ímpar. “A presença da governadora em nosso espaço muito nos honra. Lembro quando iniciamos com muitas dificuldades para termos um espaço para comercialização. Hoje, conquistamos com o apoio do Governo do Estado e estamos ampliando nosso mercado. A conquista da certificação orgânica também é fundamental para nós e para a sociedade, pois assegura produtos limpos, livre de agrotóxicos.”
“A certificação participativa é mais um passo. A Rede Xique-xique é referência nacional e credenciada. O alimento produzido aqui é vida e história. Vender a produção é assegurar renda e autonomia ao produtor, é oferecer alimento limpo, sem agrotóxicos produzidos pelas famílias no campo”, comentou o secretário de Estado do Desenvolvimento e da Reforma Agrária (Sedraf), Alexandre Lima e acrescentou.

