SELO BLOG FM (4)

AGRESSÕES: Carlos Eduardo conquista o primeiro direito de resposta da campanha eleitoral de 2024

FOTO: DIVULGAÇÃO

O candidato a prefeito de Natal, Carlos Eduardo Nunes Alves, e a Coligação Natal Nosso Amor (PSD/DC) obtiveram, nesse sábado (21), o primeiro direito de resposta concedido na atual campanha eleitoral. A decisão foi emitida pelo juiz eleitoral Gustavo Marinho Nogueira Fernandes, que considerou procedente o pedido de Carlos Eduardo contra o também candidato a prefeito Paulinho Freire, o candidato a vereador Robson Carvalho e a Coligação Bora Natal.

O caso foi motivado pela veiculação de um conteúdo considerado difamatório nas contas de Instagram dos candidatos adversários, onde Carlos Eduardo foi chamado de “charlatão” em referência à sua atuação como ex-prefeito, com afirmações de que ele “nada fez pela causa animal”. O termo foi classificado pelo magistrado como ofensivo, ultrapassando o limite da liberdade de expressão e configurando difamação, uma vez que ataca diretamente a honra do candidato e ofende sua imagem perante o eleitorado.

A sentença destacou que o termo “charlatão” fere a dignidade e o decoro de Carlos Eduardo, indo além do debate político legítimo. Conforme a decisão, “a mídia do representado não se limitou ao debate no campo das ideias e proposições políticas, desbordando para a veiculação de afirmações ofensivas à honra do Representante”.

Com base na Lei Eleitoral (Lei nº 9.504/97), o juiz concedeu o direito de resposta, determinando que a resposta de Carlos Eduardo seja publicada nos perfis de Instagram dos representados. A mídia de resposta deverá ser veiculada em até dois dias após a entrega do conteúdo e permanecer disponível por, no mínimo, dois dias, em caráter público.

A sentença condenatória reforça a postura de Carlos Eduardo em conduzir uma campanha baseada em propostas e respeito ao debate democrático, combatendo ataques difamatórios com os instrumentos legais previstos pela Justiça Eleitoral.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui