O Presidente da CDL Natal Augusto Vaz lembrou que na hora que o empresário ou cidadão assina o termo de cooperação com a CDL, Sesed e CIOSP, ele cede não só as imagens online mas também as que ficam gravadas, ficando assim a polícia civil já autorizada a ter acessos as gravações da imagem de determinado estabelecimento, o que torna o processo de investigação mais rápido. Atualmente mais de 200 câmeras estão interligadas ao CIOSP de forma online, e mais de 500 com o termo de adesão já assinado. Essa 500 são câmeras que ainda não estão on line, mas com imagens gravadas disponíveis para serem usadas pela polícia civil caso necessário.
A meta da CDL Natal é chegar até o final de outubro de 2018, quando o projeto completa um ano, com mil câmeras interligadas com o CIOSP. Augusto Vaz acredita que a partir desse número é que será possível gerar um efeito prático melhor, apresentar resultados reais de soluções de ocorrências policiais. “Na hora que tivermos mil câmeras online com o CIOSP, teremos boa parte da cidade mapeada, logo, assim que chegar uma denúncia no 190, o CIOSP poderá acompanhar em tempo real o que está acontecendo, isso vai impactar com certeza no resultado positivo de uma investigação, e prisão de bandidos por exemplo”, afirmou o presidente da CDL Natal.
A secretária Sheila Freitas reforçou as palavras de Vaz, e informou que a prisão de um assaltante ocorrido na manhã da sexta –feira, no bairro de Mãe Luiza, foi possível a partir do monitoramento das câmeras de um dos hotéis da via costeira que aderiu ao projeto conectados com a segurança.
Foi lançado ainda na manhã dessa sexta-feira a placa de identificação dos estabelecimentos que tem as câmeras de monitoramento interligadas com as do CIOSP. A ideia é trabalhar a prevenção de ocorrências policiais. A secretária Sheila Freitas acredita que a placa servirá como inibidor para bandidos, que ao se depararem com um estabelecimento que possui a placa informando ser conectada com CIOSP , desistam de realizar o assalto.
O presidente da CDL Natal Augusto Vaz enfatizou por mais de uma vez que esse projeto contribui para a segurança dos cidadãos natalenses e que tanto a CDL Natal quanto a Sesed precisam da ajuda dos cidadãos. “Com a contribuição da população podemos vir a ter uma Natal completamente monitorada pelo CIOSP, isso é muito positivo. Temos vivido dias difíceis no quesito da segurança. Então se podemos contribuir para melhora isso, e sem custo, porque não. A segurança pública é um dever do Estado, mas isso não impede que a população contribuía”, defendeu Vaz.
Para aderir ao projeto pode entrar em contato com a CDL Natal no 4009-0000 ou pelo endereço de email seguranç[email protected]