Fim de semana chegou e com ele a tradição da agenda da Prefeitura do Natal, a maior promotora de cultura e geradora de emprego, renda e lazer na cidade para a economia criativa. Através de leis de incentivo como o Programa Djalma Maranhão e editais de fomento e contratações, a Prefeitura brinda lazer e entretenimento de qualidade à população. Trabalha também fortemente editais, chamadas e seleções públicas de acordo com o Plano Municipal de Cultura para todos os segmentos culturais da cidade do Natal. Confira a agenda:
A TRADIÇÃO DA VIOLA ESTÁ DE VOLTA
O projeto que mais valoriza a arte da Viola e da Poesia Oral está de volta ao hall da Capitania das Artes. Amanhã tem ”Sexta da Viola”, projeto promovido pela Prefeitura do Natal que reúne o melhor do gênero em imperdíveis duelos de viola, repente, aboiadores e poetas. Nesta edição, a partir das 19h, o público poderá conferir as apresentações de Zé Albino, Helânio Moreira, Jonas Bezerra, Gilmar de Oliveira e Amâncio Sobrinho. Entrada Franca. Início: 19h30. Término: 22h30. Local: Avenida Câmara Cascudo, 434 (Hall Interno da Funcarte).
AGENDA CENTRO HISTÓRICO
Através dos incentivos da Prefeitura do Natal, o Centro Histórico é o atual epicentro cultural da cidade. Neste fim de semana, dentro do edital de fomento lançado pela Prefeitura e contratações efetuadas pela Secult, há opções variadas que vão desde a música e a gastronomia, economia criativa com artesanato e exposição. Confira e programe seu lazer:
FEIRINHA CULTURAL DO BECO
Gastronomia e Música dão o tom da sexta-feira (6) no Beco da Lama, quando acontece a Feirinha Cultural do Beco, projeto incentivado pela Prefeitura do Natal através do edital Centro Histórico. Expositores de diversas vertentes e tendências das artes estarão expondo seus produtos e também variedade de quitutes artesanais. A Feirinha começa às 15h e a entrada é franca.
VALÉRIA OLIVEIRA EM SACRÁRIO
O consagrado “Sacrário”, da cantora potiguar Valéria Oliveira, também está na programação do Centro Histórico de Natal através do edital lançado pela Prefeitura do Natal. Na sexta (6), a partir das 19h, no Memorial Câmara Cascudo, Valéria e Jubileu vão dialogar por meio de uma linguagem dinâmica de vozes, violões, bandolim e cavaquinho. A dupla terá como músico convidado Weslley Silva (Cicinho) na percussão. Além da música haverá também Gastronomia e Artesanato. A gastronomia com a Cozinha da Nega (com paçoca, bobó de camarão e outros pratos da nossa culinária) e o Caldinho Gourmet; já o artesanato terá como representantes o projeto Transforme-se com a exposição “Empoderando Mulheres Afrodescendentes” e a “Bicho Esquisito”. ENTRADA FRANCA
SAMBA E CHORO NA VIGÁRIO BARTOLOMEU
O Samba e o Choro não podem levar falta no Centro Histórico. Contemplado pelo edital de ocupação do novo Centro, o projeto Encontro de Sambas e Choros acontece nesta sexta (6) na rua Vigário Bartolomeu. Será um passeio pelos gêneros musicais mais brindados naquele território criativo e uma legião de artistas potiguares se apresentando gratuitamente. Início: 20h
SÁBADO COM ZORRO
No sábado (7), a partir das 18h, tem show de Zorro no Espaço Cultural Ruy Pereira, que já apresenta nova configuração com mural de grafitti realizado por artistas potiguares e o paulistano Dicesar Love. Entrada franca.