SELO BLOG FM (4)

Afundado em 1905, navio russo que carregava R$ 500 bi em ouro é localizado

IMAGEM DO DMITRII DONSKOI NO FUNDO DO MAR. (FOTO: REPRODUÇÃO/YONHAP NEWS)

Um navio russo desaparecido há 113 anos foi achado no litoral da ilha de Ulleungdo, que fica a 120km ao leste da Península da Coreia. O cruzador Dmitrii Donskoi teria sido afundado em maio de 1905, durante a guerra entre a Rússia e o Japão. De acordo com relatos da época, a embarcação carregava barras e moedas de ouro no valor de o equivalente a R$ 500 bilhões e dinheiro em espécie para o pagamento de pessoal da Marinha russa.

O Dmitrii Donskoi foi envolvido na batalha de Tsushima, que terminou com vitória da Marinha japonesa. De acordo com reportagem do “Daily Telegraph”, o ouro foi transferido ao cruzador à medida que outros navios da frota iam afundando após ser atingidos por canhões nipônicos. O Dmitrii Donskoi foi atingido por disparos inimigos quando fugia para Vladivostok (Rússia).

Durante vários anos, a empresa caçadora de tesouros sul-coreana Shinil Group trabalhou para identificar com precisão a localização do Dmitrii Donskoi. Uma força-tarefa reunindo companhias de China, Canadá e Reino Unido foi criada para recuperar o ouro em águas da Coreia do Sul.

“Localizamos coisas que parecem caixas de tesouro, mas ainda não as abrimos”, disse a Shinil Group em nota oficial divulgada pela agência estatal sul-coreana Yonhap.

Ao todo, são 5.500 caixas, pesando 2.000 toneladas.Parte do ouro será entregue à Rússia. A Shinil prometeu, ainda, gastar 10% do valor retirado do cruzador em investimentos em Ulleungdo, que vive do turismo doméstico.

Extra

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui