Lembra da promessa de campanha do ex-candidato Chico Mossoró (in memoriam), em 2004, ao propor a criação de uma ponte entre Natal e o arquipélado de Ferrnando de Noronha? Sonhos à parte, a verdade é que as propostas audaciosas continuam no eleitorado potiguar. Nessa quarta-feira, o candidato do Podemos à Prefeitura do Natal, Afrânio Miranda, defendeu a construção de um túnel viário na região do Parque das Dunas para permitir a ligação direta da Avenida Bernardo Vieira com a Via Costeira, duas das principais vias da cidade.
Segundo Afrânio, a medida melhoraria o trânsito na capital potiguar, especialmente nas principais rotas usadas pelos trabalhadores.
Para que isso seja possível, ele disse que vai propor – caso chegue à Prefeitura do Natal – que a Via Costeira passe a ser administrada pelo Município. Hoje, a avenida é de responsabilidade do Governo do Estado.
“O pessoal pode achar que é doidice, mas temos que começar a pensar em algumas coisas. Apesar do pessoal que é do meio ambiente achar absurda (sic), a gente tem que começar a pensar em mexer na Via Costeira, mexer na Bernardo Vieira, passando um túnel por baixo do Parque das Dunas para poder chegar na Via Costeira”, afirmou o candidato, em entrevista à Rádio Cidade.
Como já antecipou o próprio candidato, a ideia de fazer qualquer tipo de intervenção viária passando pelo Parque das Dunas – proposta já apresentada em outras oportunidades – é fortemente criticada por ambientalistas.
Esse tipo de construção, aliás, não é autorizado pela legislação atual. O Parque das Dunas integra uma das 10 zonas de proteção ambiental da cidade, estabelecidas pelo Plano Diretor. O local é preservado por causa do seu valor paisagístico para Natal e pela importância que a topografia e a vegetação têm para a formação dos lençóis de água subterrânea.
Afrânio não mencionou se também irá propor, caso seja eleito prefeito, uma mudança nas atuais regras ambientais, mas sugeriu mudanças na política de mobilidade urbana. Ele sugeriu, por exemplo, a instalação de uma via compartilhada na Avenida Roberto Freire, para ônibus e bicicletas, a exemplo do que foi feito na Avenida Prudente de Morais.
Com informações do Agora RN