A advogada flagrada repassando informações sobre esquemas de tráfico de drogas e armas, acertos de contas e outros delitos para reclusos do sistema prisional do Rio Grande do Norte foi suspensa pela Ordem dos Advogados do Brasil do RN (OAB/RN). A decisão de suspender cautelarmente a profissional foi tomada pelo Tribunal de Ética e Disciplina da OAB, nesta segunda-feira (31).
A decisão impede que a advogada pratique qualquer ato privativo da advocacia dentro do prazo de 90 dias, período em que o processo disciplinar contra a advogada seguirá seu curso.
A advogada, que não teve o nome revelada, foi flagrada com bilhetes contendo informações sobre esquemas criminosos que seriam repassados para detidos na Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga.
A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) se pronunciou no início do mês de maio sobre a ocorrência e revelou que, em cerca de 120 dias, ao menos 10 casos semelhantes envolvendo advogados haviam sido registrados.
De acordo com as informações repassadas pela Seap, os profissionais recebiam cerca de R$ 1 mil para mediar o diálogo entre os presidiários e outros integrantes de facções criminosas por meio dos bilhetes. A Polícia Civil do RN segue investigando o esquema.
Portal da Tropical