Em evento realizado em Doha, a Fifa sorteou, nesta sexta-feira, os grupos da Copa do Mundo do Qatar, que acontecerá entre 21 de novembro e 18 de dezembro deste ano. A seleção brasileira ficou como cabeça de chave do Grupo G e terá como adversários Sérvia, Suíça e Camarões. As seleções europeias, inclusive, são velhas conhecidas do Brasil, pois também estavam na chave do time canarinho na última Copa do Mundo, em 2018, na Rússia.
O sorteio ocorreu obedecendo as seguintes regras: as 32 seleções estavam distribuídas em quatro potes. No pote 1, estavam os cabeças de chave. E as demais seleções estavam divididas nos potes 2, 3 e 4. Para a formação dos grupos, ficou estabelecido que seleções do mesmo continente não podiam cair na mesma chave, com exceção das europeias. Além disso, poderia haver no máximo duas seleções europeias por grupo.
Das 32 seleções que participarão da Copa, três ainda não são conhecidas e só serão definidas em junho. Estas seleções sairão dos seguintes confrontos, que serão disputados em jogo único: Costa Rica x Nova Zelândia; País de Gales x Escócia ou Ucrânia; Peru x Austrália ou Emirados Árabes.
Na primeira fase da Copa do Mundo, as seleções irão se enfrentar dentro de seus respectivos grupos, em turno único. As duas primeiras colocadas de cada grupo avançam paras as oitavas de final.
Grupo A
Qatar
Equador
Senegal
Holanda
Grupo B
Inglaterra
Irã
EUA
País de Gales, Escócia ou Ucrânia
Grupo C
Argentina
Arábia Saudita
México
Polônia
Grupo D
França
Peru, Austrália ou Emirados Árabes
Dinamarca
Tunísia
Grupo E
Espanha
Costa Rica ou Nova Zelândia
Alemanha
Japão
Grupo F
Bélgica
Canadá
Marrocos
Croácia
Grupo G
Brasil
Sérvia
Suíça
Camarões
Grupo H
Portugal
Gana
Uruguai
Coreia do Sul