Com 19 anos de idade, Beatriz* voltou ao Casemi Santa Catarina, em Natal, onde cumpriu sete meses de medida socioeducativa de semiliberdade, para receber o prêmio de melhor redação do Rio Grande do Norte do 5º concurso realizado pela Defensoria Pública da União.
Bia concorreu na categoria 3, direcionada ao sistema socioeducativo. O tema abordado nesta edição foi “Defender direitos, evitar desastres: como o acesso à Justiça contribui para o desenvolvimento sustentável”.
A premiação inclui medalha de honra ao mérito e tablet entregues para a estudante na segunda-feira (9), com presença da gerente da unidade, Sivonete Abreu, e do presidente da Fundase/RN, Herculano Campos, que parabenizou a todos do Casemi Santa Catarina pelo trabalho desenvolvido.
O Concurso de Redação é direcionado ao Ensino Fundamental e Médio, incluídos os alunos da modalidade Jovens e Adultos (EJA) e aqueles em cumprimento de medida socioeducativa de internação ou em situação de privação de liberdade. Além dos alunos, também podem participar internos do Sistema Penitenciário Federal e os servidores do sistema socioeducativo e penitenciário de todo o país.
Inscrita em 2019 com a redação “Desenvolvimento sustentável: utopia ou realidade?”, a socioeducanda cumpriu medida de semiliberdade até o dia 29 de outubro. A responsável pela inscrição foi a assistente social Elisângela Feitosa, idealizadora do projeto que teve como resultado a biblioteca da unidade.
“A adolescente é muito dedicada aos estudos. Sempre gostou de pegar livros e fez algumas doações também. Participou ativamente das oficinas quando estávamos preparando o espaço e motivava as outras meninas”, conta a assistente social.
Beatriz vive com pai, madrasta e quatro irmãos e é aluna do curso técnico de Geologia e Mineração no Instituto Federal do Rio Grande do Norte.