SELO BLOG FM (4)

Adeus Gugu! Confira um histórico sobre a carreira do carismático Augusto Liberato

GUGU LIBERATO TEVE ÓBITO CONFIRMADO NA NOITE DESSA SEXTA-FEIRA, 22. FOTO: FÁBIO GUINALZ/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

1990, essa década certamente ficou marcada como a ascensão da carreira de Augusto Liberato, ou simplesmente, Gugu, na televisão brasileira. Famílias se uniam em frente a TV para assistir aos quadros criados e apresentados por Gugu voltados para o entretenimento.

O que nem todo mundo sabe é que antes de estar no comando das tardes do SBT, Gugu já era contratado da casa. Nos bastidores, aos 14 anos, o filho caçula do caminhoneiro Augusto Claudino Liberato e da vendedora de roupas Maria do Céu Moraes ambus portugueses, escrevia cartas para Silvio Santos sugerindo programas, até que Silvio o contratou.

INÍCIO

Gugu iniciou a vida no SBT como assistente de produção do programa Domingo no Parque, apresentado por Silvio Santos em 1970.

FOTO: REPRODUÇÃO

Um de seus primeiros programas, em 1981, foi a Sessão Premiada paulista — a versão carioca era apresentada por Paulo Barboza. Em 1982, Silvio Santos pediu que Nelly Raymond, uma importante diretora argentina, criasse um programa para os sábados à noite. Nascia o Viva a Noite, que no início era dividido em várias partes, e apresentado também por nomes como Ademar Dutra, Mariette Detotto e Jair de Ogum. Depois de algumas mudanças de formato, Gugu permaneceu sozinho no comando do programa, posteriormente dirigido por Homero Salles. Ao mesmo tempo que comandava o Viva a Noite, Gugu permaneceu por algum tempo dirigindo o Domingo no Parque e como editor do boletim Semana do Presidente, que era veiculado nos intervalos entre os quadros do Programa Silvio Santos.

VIVA A NOITE

Produtor

Sua produtora, a GGP, é responsável pela gravação de comerciais, programas e séries. Sendo responsável, também, por lançar e alavancar as carreiras dos grupos Menudo, Polegar e Dominó.

Líder das tardes de domingo

Em agosto de 1987, no auge do sucesso do Programa, Gugu assinou um contrato com a Rede Globo. Porém, no sábado de Carnaval de 1988, Silvio Santos foi pessoalmente à sala do dono da emissora carioca, Roberto Marinho, no jornal O Globo, pedir a liberação do apresentador para permanecer no SBT.

Gugu estreou nos domingos do SBT em 17 de abril de 1988, apresentando sozinho os quadros Passa ou Repassa e Cidade contra Cidade. Gugu também dividiu com Silvio Santos a apresentação do Roletrando. Em 30 de outubro de 1988, estreou o quadro TV Animal. Mesmo apresentando parte da programação dominical, Gugu manteve-se à frente de atrações no sábado à noite, principalmente com programas musicais como o Sabadão Sertanejo. O maior sucesso, porém, veio com o Domingo Legal, que rivalizava exatamente com o Domingão do Faustão, programa ironicamente criado para ser seu.

PASSA OU REPASSA

Crédito: SBT/Reprodução. Programa Passa ou Repassa apresentado no SBT.

SABADÃO SERTANEJO

SABADÃO SERTANEJO. FOTO: REPRODUÇÃO

Atrações marcantes

1) BANHEIRA DO GUGU

FOTO: REPRODUÇÃO

2) MEU PINTINHO AMARELINHO 

3) GUGU NA MINHA CASA

4) TÁXI DO GUGU

MEIO

Saída do SBT e estréia na Record

No dia 25 de junho de 2009, deixou o SBT e assinou um contrato de oito anos com a Rede Record. Com um salário mensal de R$ 3 milhões, viria a comandar um programa dominical na emissora. Também tinha previsto um programa de entrevistas no canal de notícias Record News e um programa na Record Internacional.

O PROGRAMA DO GUGU ESTREOU EM 30 DE AGOSTO DE 2009. FOTO: REPRODUÇÃO

A estreia na Rede Record se deu no dia 30 de agosto de 2009, com um programa dominical, intitulado apenas Programa do Gugu e exibido às 20h.

REALITY POWER COUPLE BRASIL

FOTO: REPRODUÇÃO

No dia 18 de abril de 2018, na faixa das 22h30, logo após o Jornal da Record, o apresentador assumiu a nova temporada do programa Power Couple Brasil, que passou a ser exibido de segunda a sexta-feira.

Em 18 de julho do mesmo ano, estreou um novo programa na RecordTV, o talent show Canta Comigo, exibido às quartas-feiras, às 22h30.

O TALENT SHOW FOI O ÚLTIMO PROGRAMA APRESENTADO PELO APRESENTADO. FOTO: REPRODUÇÃO

FIM

Gugu deixou o Brasil para passar uma temporada de descanso com a família em Orlando, nos EUA. O apresentador havia informado em uma recente entrevista, realizada no lançamento da atual temporada do programa Canta Comigo, que ficaria por cerca de oito meses nos Estados Unidos, com sua esposa Rose Miriam e seus três filhos, João Augusto, Sofia e Marina.

Realmente, a vida possui entrelinhas que não nos cabe entender. Gugu resolveu passar um tempo com a família antes de comandar mais uma temporada de gravações e, justamente nesse período despediu-se dos seus.

O apresentador Gugu Liberato estava trocando o filtro do ar-condicionado quando sofreu um acidente na última quarta-feira, 20, em sua casa em Orlando. Na noite dessa sexta-feira, 22, a assessoria de imprensa comunicou em nota o óbito de Gugu, aos 60 anos.

Leia nota divulgada pela assessoria de Gugu Liberato

ÚLTIMO ATO

Um dos motivos para a demora no traslado é que, segundo a família, Gugu expressou em vida o desejo de ser doador de órgãos. Só depois desse processo que o corpo será levado para o Brasil. De acordo com a assessoria, a equipe médica americana informou que a doação dos órgãos de Gugu poderá beneficiar até 50 pessoas.

ADEUS!

O corpo de Gugu deverá chegar ao Brasil até quinta-feira, dia 28. De acordo com a assessoria, o velório do apresentador será aberto ao público que tanto o prestigiou e acontecerá em um salão da Assembleia Legislativa de São Paulo.

Por fim, só nos resta lamentar a perda de mais um dos grandes nomes da comunicação brasileira. Declarar o tradicional “um minuto de silêncio”, na verdade, nunca, em nenhuma ocasião dessa magnitude será o suficiente para expressar o que o silêncio da dor não diz.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui