
A análise das águas dos rios Pium e Taborda deve ser finalizada até a próxima quinta-feira (16). A informação foi confirmada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).
As investigações apuram se houve contaminação dos leitos com Hidrossulfito de Sódio, em decorrência do tombamento de uma carreta no último sábado (04), na RN-313, a Estrada de Cajupiranga.
Um teste inicial revelou que o pH da água “estava com índice considerado no limiar aceitável”. No entanto, segundo o Idema, é necessário aguardar o resultado dessa análise inicial para saber os reais impactos ao meio ambiente.
Após o acidente, as entidades de saúde e de meio ambiente recomendaram que seja evitado o contato direto com a água e o solo nas regiões atingidas. A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) acrescentou que “atividades recreacionais, como banho e pesca, sejam evitados”.
O motorista da carreta afirmou que sentiu a quebra de alguma peça quando subia a ladeira para chegar ao bairro da Liberdade. O veículo tinha saído do Recife/PE e seguia para Fortaleza/CE, com uma parada em Parnamirim.

