Nesta quinta-feira (14), a partir das 19h, a Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANRL) celebra 88 anos de sua fundação. Como agremiação cultural, suas atividades envolvem os setores culturais voltados à literatura, ação principal de suas atividades. A programação será aberta a escritores, intelectuais e toda a sociedade, que naturalmente a procura para realização de exposições, lançamento de livros, aniversários e outras atividades voltadas às áreas de ensino.
O poeta, escritor e acadêmico Diogenes da Cunha Lima, conhecido por sua consagrada atuação como advogado, é um dos baluartes da ANRL, que está celebrando seus 40 anos como presidente da nossa instituição. Exercendo sua função com empenho, responsabilidade e compromisso, ele orgulha-se em compartilhar do sentimento de pertencimento dedicados aos quarenta patronos e aos quarenta acadêmicos da atualidade, que totalizam cento e quarenta e oito acadêmicos em sua imortalidade.
Sem fins lucrativos, a Academia enfrenta dificuldades financeiras como tantas outras instituições no Brasil. Das suas grandes realizações, destacamos a recente exposição coletiva de artistas potiguares intitulada “A Necessidade da Arte”, sob a curadoria de Manoel Onofre Neto, que celebrou a 80° edição da Revista da ANRL, exposta no Salão de Eventos, que ficará aberta ao público até o dia 13 de novembro.
Nas festividades de aniversário da ANRL, será inaugurada a placa alusiva ao projeto de aquisição de equipamentos para criação da sala de cinema /multimídia da Academia, além do lançamento do documentário “Memória Acadêmica”, em menção ao livro da pesquisadora Leide Câmara homenageando Luís da Câmara Cascudo. O resgate se dá pela notoriedade da representatividade da memória e da legitimidade acadêmica, agregando valor à pesquisa, à trajetória da ANRL e à concepção do projeto multimídia que proporcionou a aquisição de equipamentos que criam uma sala de projeção.
Os equipamentos adquiridos poderão ser utilizados para finalização de vídeos, mixagem de áudios e masterização, impulsionando a produção literária do acervo bibliográfico da Biblioteca Padre Luiz Monte e das publicações dos acadêmicos, bem como de outros projetos literários a serem criados. Este projeto contou com recursos oriundos de Emenda Parlamentar de deputado estadual José Dias’, sob Termo de Fomento 10/2023 – Lei n° 13.019, de 31 de julho de 2014.