SELO BLOG FM (4)

Abstenção no segundo dia de provas do Enem sobe para 55,3%

NÚMEROS FORAM APRESENTADOS PELO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP) APÓS A REALIZAÇÃO DAS PROVAS. FOTO: JP RODRIGUES

Um número ainda maior de estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) optou por não fazer a prova neste domingo (24/1). De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a abstenção foi de 55,3% – no primeiro dia de aplicação, os ausentes representaram 51,5%. No Distrito Federal, este índice ficou em 53,7%.

Em números absolutos, 2.470.396 pessoas compareceram às provas e 3.052.633 faltaram. Ao todo, eram esperados 5,5 milhões de candidatos. O número exclui os candidatos do Amazonas e de duas cidades de Rondônia, onde os testes não foram aplicados em decorrência de decisões judiciais e municipais por causa da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, neste domingo, 1.274 participantes foram eliminados por descumprirem as determinações do edital. Foram registradas 14 ocorrências médicas.

Ao comentar a abstenção recorde, Lopes pontuou as gratuidades. De acordo com ele, nesta edição, cerca de 70% dos estudantes não precisaram pagar para se inscrever no Enem, enquanto em anos anteriores, o percentual de inscritos isentos era de 50%.

Metrópoles

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui