A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), e o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do RN (SHBRS), apoiam o rigor do decreto da prefeitura de Tibau do Sul para as festas de Fim de Ano.
Dentre as medidas tomadas estão o cancelamento de eventos e queimas de fogos promovidos ou patrocinadas pelo município bem como a proibição de eventos e festas em locais fechados.
Somente serão permitidos eventos em locais abertos, respeitando a área mínima de 3m2/pessoa, bem como exige a testagem de Covid-19 de todos aqueles que participem dos eventos, além da medição de temperatura e uso de álcool em gel.
Os participantes deverão apresentar um exame individual para o Covid-19 como “requisito indispensável” para participar do evento, e os documentos deverão estar à disposição da fiscalização municipal, com as seguintes regras: RT-PCR “negativo” ou “não reagente”, com até 72h de antecedência da data de início do evento; sorologia com resultado IgC positivo realizado pelos métodos de Quimioluminescência, Eletroquimioluminescência, Elisa Imunoensaio, com datas não superiores a 90 dias de antecedência.
O decreto foi editado após receber recomendações do Governo do RN e de órgãos fiscalizadores, e se reunir com profissionais da saúde e do controle epidemiológico, bem como debater com diversos atores econômicos e sociais da cidade, a fim de proteger a saúde da população através de regras mais rígidas e fiscalização e minimizar prejuízos de ordem financeira e de imagem do destino turístico e preservando a economia local, a geração de renda e os empregos.
O decreto ainda exige dos organizadores a disponibilização de um posto médico e ambulância com equipes de plantão. Demonstra-se, com isso, o cuidado que se está tendo com a saúde dos participantes.
O presidente da ABIH-RN, José Odécio, destaca o rigor com que o decreto foi elaborado, permitindo a realização de eventos, mas, sobretudo, tomando cuidando com a saúde das pessoas que venham a participar de tais eventos e com os empregos, igualmente importante. “Diante dessa pandemia, Tibau do Sul vem cumprindo os protocolos aprovados, é interesse de todos que consigamos equilibrar as duas coisas, saúde e economia”, destacou.
“Tem dois pontos cruciais nesse decreto que merecem o nosso apoio, o rigor com as medidas preventivas e sanitárias que devem ser seguidas pelos organizadores de eventos, bem como a preocupação com as atividades econômicas do município e a garantia dos empregos, já que o município vive exclusivamente do turismo, demonstrando que se pode equilibrar cuidados com a saúde e a realização de eventos”, disse o presidente do Sindicato de Hotéis, Habib Chalita.