As Parcerias-Público-Privadas (PPPs), têm sido o assunto do momento no trade turístico potiguar. Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), Abdon Gosson, nesse momento, as PPPs são o caminho mais viável para impulsionar o turismo, atrair investimentos, gerar empregos e tornar o Rio Grande do Norte um destino de referência no Brasil e no mundo.
“Sem dúvida, somos privilegiados pelas belezas naturais do nosso estado, no entanto, precisamos oferecer mais opções de entretenimento e lazer. Temos uma riqueza em nossas mãos e os poderes públicos não conseguem desenvolver todas essas potencialidades”, destaca o presidente.
Falando em história e cultura, um dos exemplos, segundo Abdon, é o Forte dos Reis Magos, que mesmo após ser reformado, deveria ter seu potencial mais bem aproveitado. “É difícil explicar ao turista que opte por visitar o Forte numa segunda-feira, por exemplo, que não será possível, pois o mesmo é fechado neste dia. Em relação ao horário nos demais dias da semana, o local fecha às 16h, impossibilitando promovermos o pôr-do-sol no Forte. Imaginem como seria incrível”.
Assim como o Forte dos Reis Magos, o presidente da ABIH-RN, elenca outros equipamentos turísticos que precisam de investimentos e melhorias na estrutura, sendo eles:
Morro do Careca: viabilizar o projeto existente de acesso ao local, por meio de um bonde funicular, com uma subida confortável para os visitantes, integrando à paisagem, oferecendo uma viagem cênica até o topo. Obviamente, a preservação da fauna e flora da duna é indispensável para a realização do projeto.
Centro de Convenções: fortalecimento do destino Natal, em especial na baixa estação, investimentos em tecnologia, adotando o modelo de monetização do espaço, por meio da realização de grandes eventos no local.
Museu da Rampa: finalização do projeto com espaço gastronômico, passeios de barco chegando e saindo do local, e outros atrativos oferecidos para o turista frequentar mais o local.
Vale das Cascatas, atual Costeira Parque: localizado na Via Costeira, o projeto foi aprovado há anos para transformar o espaço em um parque multiuso para a população e o turista, porém ainda não saiu do papel.
Cajueiro de Pirangi: reorganizar a área de lojas e tornar a estrutura mais atrativa, visando a sustentabilidade econômica de todos os empregos gerados na atração
Dunas de Genipabu: reurbanização da parte superior, de acordo com um projeto existente no Idema, com lojas, centro cultural, lanchonete e outras atividades, preservando a fauna e flora.
Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, em Candelária: valorização da arquitetura do espaço idealizado por Oscar Niemeyer, com áreas para exposições, restaurantes e atividades que promovam um contato mais próximo com a natureza.
Parque das Dunas: reforço na segurança, criação de novos espaços para utilização do público local e para o turista que aqui chega, tornando a respectiva área para uso de todos.
Cidade da Criança: investir em segurança, limpeza, despoluição da lagoa, além de oferecer espaços modernizados e interativos para o visitante e o turista.
Praça Augusto Severo: investir em melhorias na infraestrutura com segurança, acessibilidade, paisagismo, calendário de atrações culturais no espaço localizado no Centro Histórico de Natal.
Parcerias Público-Privadas (PPPs)
O Governo do Estado publicou, em dezembro de 2023, dois decretos que tratam do planejamento, gestão e controle de Parcerias Público-Privadas (PPP) no Rio Grande do Norte. Os procedimentos regulamentam a Lei Complementar 740, de setembro de 2023, que instituiu a nova modalidade de contrato entre o poder público e a iniciativa privada.