A Cadeia Produtiva, envolvendo os setores técnico-científico, comercial e empresarial da carcinicultura, piscicultura e malacocultura brasileira, estará reunida entre os dias 16 e 19 de novembro proximo, no Centro de Convenções de Natal, para participar da 17ª edição da Fenacam – Feira Nacional do Camarão. Itamar Rocha, presidente da ABCC (Associação Brasileira dos Criadores de Camarão), promotora do evento, apresentará a programação oficial em um café da manhã para imprensa e convidados, no próximo dia 22 de setembro, no local do evento.
Um dos diferencias da Fenacam’21 será o espaço gourmet, no ambiente da Feira, que contará com degustação de diversos frutos do mar, com restaque para camarões, tilapias, ostras, atuns e afins, além de opções de pratos especiais e bebidas para todos os gostos. “Neste espaço, o visitante poderá se servir com o que há de melhor da gastronomia local, no que diz respeito ao camarão, peixes, ostras e outros frutos do mar”, destaca Itamar Rocha. Cheffs especializados na culinária potiguar de frutos do mar, com ênfase para o camarão marinho, tilápia, ostras e outras iguarias pesqueiras, já confirmaram participação durante o 17º Festival Gastronômico de Frutos do Mar, um dos eventos paralelo à Feira de Aquicultura, no contexto da Fenacam’21.
Geração de emprego
Com a participação de 5 mil visitantes e centenas de empresas expositoras (nacionais e internacionais), a Fenacam’21 contribuirá, segundo o presidente da ABCC, para a movimentação da economia formal e informal de Natal e região. “Na Fenacam, além de gerar empregos e renda, como outra importante contribuição para o Rio Grande do Norte e o setor Aquícola/Carcinícola, grandes, médios e pequenos empreendedores de todo o Brasil, vão realizar negócios e parcerias para o desenvolvimento de seus empreendimentos e fortalecimento setorial”, revela Itamar Rocha.
Vale ressaltar que no ano passado (2020) a Fenacam não foi realizada por causa da pandemia do coronavírus e este ano retorna seguindo todos os protocolos de segurança sanitária estabelecidos pelas autoridades locais e internacionais.
Eventos simultâneos
Como acontece desde a primeira edição, em 2004, serão realizados cinco eventos simultâneos, dentro da programação oficial da Fenacam’21. São eles:
- XVII Simpósio Internacional de Carcinicultura;
- XIV Simpósio Internacional de Aquicultura;
- XVII Festival Gastronômico de Frutos do Mar;
- XVII Sessões Técnicas e Cientificas – Aquicultura e Carcinicultura;
- XVII Feira Internacional de Serviços e Produtos para a Aquicultura.
Dezenas de empresas nacionais e internacionais, que representam os principais segmentos relacionados à geração de tecnologias, produtos, insumos e serviços de apoio à exploração comercial do cultivo de camarões, peixes, moluscos e demais organismos aquáticos, já estão confirmando participação na 17ª Feira Internacional de Equipamentos Produtos e Serviços para Aquicultura. Este ano, o evento será realizado no pavilhão reservado para a exposição comercial e ocupará uma área de 8 mil m², com capacidade para 225 estandes.
Os eventos técnicos–científicos e empresariais, segundo Itamar Rocha, contarão com a participação de renomados palestrantes nacionais e internacionais, que vão abordar, os mais variados e atualizados temas sobre as atividades da carcinicultura e da aquicultura, brasileira e mundial: (1) Panorama da Produção Mundial de Aquicultura, Carcinicultura, com destaque para as Oportunidades que o Gigantesco Trading Internacional de Frutos do Mar, pode oferecer para o Brasil; (2) Avanços Tecnológicos na Maturação, Reprodução e Larvicultura de Camarões e Peixes; (3) Atualidades Tecnológicos da Nutrição e da Genética, para a produção de matrizes e alimentos balanceados, com vistas a exploração sustentável de camarões marinhos, peixes e moluscos cultivados; (4) As Boas Práticas de Manejo – BPM’s e as Medidas de Biossegurança, como ferramentas indispensáveis para a sustentabilidade das explorações aquícolas, tanto para o camarão marinho, como para as demais espécies aquícolas cultivadas; (5) Apresentação Diferenciada, Agregação de Valor e Aspectos Mercadológicos dos produtos aquícolas produzidos no Brasil; (6) O Papel das Mídias Digitais, na Promoção, Comercialização e Distribuição de Produtos Aquícolas no Contexto do seu Consumo no Mercado Interno e Mercado Global de Frutos do Mar.
As palestras do 17º Simpósio Internacional de Carcinicultura e 14º Simpósio Internacional de Aquicultura terão tradução simultânea do Inglês e Espanhol para Português.