SELO BLOG FM (4)

ABC enfrenta hoje o Botafogo-SP e se vencer garante o acesso à série B

A PRIMEIRA PARTIDA ACBAOU EMPATADA E AGORA APENAS A VITÓRIA INTERESSA AO ALVINEGRO. (FOTO: ROGÉRIO MOROTI)

A PRIMEIRA PARTIDA ACBAOU EMPATADA E AGORA APENAS A VITÓRIA INTERESSA AO ALVINEGRO. (FOTO: ROGÉRIO MOROTI)

 

O ABC está a uma vitória de retornar à Série B do Campeonato Brasileiro. O clube comandado pelo técnico Geninho precisa apenas de um resultado simples na noite de hoje, diante do Botafogo-SP, no estádio Frasqueirão, para garantir uma vaga na Segundona do próximo ano. A partida decisiva acontece às 19h.
A vitória, e apenas ela, interessa ao Alvinegro. Isso porque como o primeiro jogo da decisão, disputado em Ribeirão Preto na última sexta-feira, acabou empatado por 0 a 0, um novo placar sem gols leva a partida para as penalidades, enquanto qualquer empate com gols classifica o time do interior de São Paulo, em função do critério do gol marcado fora de casa.
Sem vantagem no confronto, o ABC aposta as suas fichas na eficiência jogando dentro de sua casa. Nesta Série C, em nove jogos disputados no Frasqueirão, o Alvinegro ainda não foi derrotado e alcançou um aproveitamento de 77,7% dos pontos disputados. Foram seis vitórias e três empates diante da Frasqueira.
Mais que isso: em apenas uma oportunidade o time de Geninho deixou o gramado do Frasqueirão sem marcar gols. Isso aconteceu ainda na quarta rodada da competição, no empate por 0 a 0 contra o Confiança. Ao todo, foram 17 gols marcados pelo ataque Alvinegro contra apenas cinco tentos sofridos.
Por outro lado, o Botafogo-SP não é derrotado jogando fora de casa pela Série C há praticamente três meses. A última vez em que o clube paulista perdeu longe de Ribeirão Preto foi no dia 10 de julho, pela 10º rodada, quando o Tricolor sucumbiu diante do Tombense e acabou derrotado por 3 a 1 pelos mineiros.
De lá para cá, o “Pantera” disputou cinco jogos fora de casa e, em todos eles, conseguiu voltar para Ribeirão Preto com pelo menos um ponto na bagagem. A sequência invicta apresenta quatro empates e uma vitória, conquistada por 4 a 0 contra o Guaratinguetá.
Em toda a competição, o Botafogo-SP só foi derrotado duas vezes jogando fora de casa, para Ypiranga, na segunda rodada, e Tombense, na 10º. O aproveitamento de pontos do Tricolor longe de Ribeirão Preto é de 40,7%.
Como efeito comparativo, o ABC, por exemplo, obteve um aproveitamento de apenas 22,2% dos pontos disputados fora de casa na primeira fase, pouco mais da metade do que conquistou o Botafogo. Em nove jogos, o Alvinegro obteve apenas duas vitórias, três empates e foi derrotado quatro vezes.
Por tudo isso, o técnico Geninho adotou um discurso cauteloso ao longo da semana. O treinador prevê que o ABC não terá vida fácil na partida de hoje e precisará ter paciência para conseguir furar a boa retranca que certamente será montada pela equipe visitante.
Em entrevista após o jogo de ida contra o Botafogo, o treinador avaliou que, mesmo com o empate sem gols fora de casa, o ABC se mantém com grande probabilidade de acesso para a Segundona. “O jogo está aberto com o 0 a 0, quem ganhar vai levar. Só que agora nós vamos jogar na nossa casa, no campo que nós conhecemos, com a nossa torcida e isso é um fator importante”, ponderou.
Para a partida de hoje, Geninho não poderá contar com dois jogadores que atuaram entre os titulares em Ribeirão Preto. O zagueiro Léo Fortunato e o lateral-esquerdo Alex Ruan receberam o terceiro cartão amarelo e cumprem suspensão automática. A tendência é de que Tiago Sala e Marrone entrem nas vagas em aberto.
A definição do time titular, no entanto, só deve ser anunciada minutos antes da partida. Além das duas mudanças obrigatórias que Geninho terá que fazer, o treinador ainda pode optar por escalar Erivelton e Caio Mancha entre os titulares. Os dois jogadores entrariam nas vagas de Echeverria e Nando, respectivamente, que tiveram atuações bastante discretas na partida de ida.
O Alvinegro ainda tem outros três jogadores que estão “pendurados” e vivem uma situação de risco na competição: os zagueiros Cleiton e Tiago Sala e o volante Felipe Guedes.
Novo Jornal

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui