SELO BLOG FM (4)

“A Sesap não pode ficar calada diante disso. Tem que ser ágil”, diz Vivaldo Costa sobre casos de dengue e chikungunya no RN

O DEPUTADO, QUE TAMBÉM É MÉDICO, COMENTOU SOBRE A SITUAÇÃO DAS EDEMIAS NO RN DURANTE PLENÁRIA NESTA QUINTA, 12. FOTO: EDUARDO MAIA

Dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde publicado nessa quarta-feira, 11, com informações sobre as arboviroses transmitidas pelo Aedes Aegypti em todo o Brasil, apontam que o Rio Grande do Norte tem 8.899 casos de chikungunya registrados de janeiro a agosto deste ano, a incidência de dengue no Estado é a maior em todo o Nordeste, com 708,1 casos por 100 mil habitantes. Com relação a zika, são 27 casos por 100 mil habitantes.

Durante sessão plenária desta quinta-feira, 12, o médico e deputado estadual Vivaldo Costa (PSD), comentou sobre os dados do Boletim Epidemiológico pedindo agilidade da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), para contenção do avanço das doenças edêmicas no RN. “Somos hoje campeões no Nordeste em casos de dengue. Com os de chikungunya, somos os vice-campeões nacionais. A Sesap não pode ficar calada diante disso. Tem que ser ágil. Tem que mobilizar as secretarias municipais urgentemente, para que os números não cresçam mais”, comentou.

Os dados refletidos no boletim são referentes ao período de 30 de dezembro do ano passado até o dia 24 de agosto deste ano. Os relatórios da zika foram fechados um pouco antes, no dia 10 de agosto passado. O monitoramento realizado neste período aponta os casos prováveis e de óbitos pelas arboviroses transmitidas pelo Aedes Aegypti.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui