
CÁRCERE FLUTUANTE, O VERNON C. BAIN CORRECTION CENTER ESTÁ ANCORADO FORA DO BRONX, EM LONG ISLAND SOUND, NOVA YORK
Diante da falta de espaço para colocar presos enquanto se reconstrói a Penitenciária de Alcaçuz, o desembargador Cláudio Santos sugere ao governador Robinson Faria alugar dois navios para neles colocar os presos e mandar para alto-mar. Os alimentos e a água seriam enviados pelo helicóptero da Polícia Militar.
A notícia foi originalmente divulgada pela jornalista Eliana Lima, em seu blog no portal TN ON LINE, do jornal Tribuna do Norte.

CLÁUDIO SANTOS DEFENDE QUE PRESOS SEJAM ALOJADOS EM CÁRCERES FLUTUANTES
Segundo a nota, Cláudio Santos entende que transferir presos entre unidades prisionais dará no mesmo problema que o vivenciado atualmente, já que que existem facções criminosas em todas.
A sugestão do desembargador potiguar não é inédita.
Pouca gente sabe que existe um tipo flutuante de cárcere, como é o caso do Vernon C. Bain Correction Center, que está ancorado fora do Bronx, em Long Island Sound, Nova York. Apelidado de “O Barco” pelos funcionários e pelos presos, ele é conhecido como o maior navio de prisão em operação no mundo, segundo o Guinness Book.
A barca está em funcionamento desde 1992 e já tornou-se modelo para outros projetos desse tipo, tornando-se muito comum até mesmo pelo mundo inteiro, se não fossem os valores exorbitantes necessários para a construção de um sistema prisional desse tipo (mais ou menos US$ 161 milhões). Entretanto, muitos nova-iorquinos nem sabem da existência desse navio.
O navio possui mais de 190 metros de comprimento por pouco mais de 38 metros de largura, pesando aproximadamente 47.326 toneladas, sua instalação foi feita diretamente na água. Somente em 2002 é que a Guarda Costeira aceitou o fato de que ele era na verdade uma prisão, e não um barco, segundo o primeiro capitão da barca, John Klumpp.
Ele é equipado com 16 dormitórios, 100 celas para os presos e 800 camas. Além disso, conta com uma grande infraestrutura e um completo centro de lazer, com quadra de basquete, academias e um espaço de recreação ao ar livre. A embarcação traz também três capelas religiosas, um centro médico moderno e uma biblioteca para uso exclusivo.

1 Comentário
Preocupe-se com o Judiciário, Cláudio Santos. O TJRN hoje é o pior Tribunal do país, graças à vossa desastrosa gestão.