Foi considerado um ato de coragem e de grandeza as palavras do advogado e imortal, Diógenes da Cunha, presidente da Academia de Letras do Rio Grande do Norte, ao homenagear o ex-ministro Henrique Eduardo Alves, durante suas palavras finais na solenidade de posse do prefeito Álvaro Dias como ocupante da cadeira número 6 da instituição centenária.
Após o belo discurso de Álvaro Dias, já empossado como o mais novo membro da Academia de Letras, Diógenes pediu a atenção dos presentes e disse querer fazer uma homenagem “a uma pessoa que sofreu injustiças e que muito serviço prestou ao Estado do Rio Grande do Norte”.
Essa pessoa era exatamente Henrique Alves que compôs a Mesa de Honra da solenidade como representante do sistema de comunicação Tribuna do Norte.
Aplausos tomaram conta do Plenário que reuniu convidados e imortais.
Após o encerramento da sessão solene, Diógenes foi cumprimentado pelos presentes, que enalteceram as suas palavras, que certamente emocionaram o ex-ministro potiguar.
DISCURSO DE ÁLVARO
O discurso do prefeito e agora imortal, Álvaro Dias, foi também uma grata surpresa para os convidados. Dias, confessando-se “nervoso e emocionado”, fez uma bela narrativa sobre a beleza do sertão e expos para os presentes o seu orgulho de ser antes de qualquer coisa um sertanejo.
Afirmando que é no sertão do Seridó onde tem suas raízes e encontra o seu refúgio, o prefeito-imortal fez uma discrição lírica do cenário do semi-árido seridoense, descrevendo-o desde o nascer do sol até a chegada do crepúsculo.
Não poupou palavras para revelar aos presentes as imagens de sua infância sertaneja, que até os dias de hoje guarda na memória.
“Nesta noite tão especial, tenho de admitir com absoluta sinceridade, este é um momento de profundo orgulho pessoal. Mas de um orgulho sem soberba, forte e verdadeiro, aquele orgulho que comove e emociona o coração humano. Deus sabe o quanto sonhei e lutei, com os humildes limites de minhas forças, para viver este dia e este momento, que para mim representa um dos instantes mais importantes, solenes e sublimes da minha vida”, disse Álvaro Dias.
De acordo com Diógenes da Cunha Lima, a assunção de Dias como Imortal engrandece a instituição: “A Academia se enriquece com a presença do prefeito de Natal, que é ao mesmo tempo um senhor escritor, pesquisador e leitor diário, por tudo isso só vai somar à Academia e continuar uma linhagem de historiadores. Álvaro Dias mostrou em toda a sua trajetória que é um homem inteligente e dinâmico, por isso é muito importante a presença dele entre nós Acadêmicos”, disse.