
Através de uma nota de esclarecimento destinada à opinião pública, o prefeito Álvaro Dias (MDB) desmentiu informação veiculada no Instagram, através do perfil “Noticias do Face”, dando conta de que a Prefeitura do Natal havia mandado cortar a energia do acampamento que um grupo de pessoas que se auto-intitulam de “Anjos da Vida” montaram na Ponte Newton Navarro com o objetivo de evitar a ocorrência de suicídios naquele local. A notícia, no entanto, já foi identificada como sendo “fake news” pelo portal “Via Certa”, especializado em informar as condições de trânsito no Rio Grande do NORTE. Segundo o “Via Certa”, que chegou a gravar um vídeo na chamada “Ponte de Todos”, a notícia do “Notícias do Face” é antiga.
Na nota de esclarecimento que veiculou, a Prefeitura do Natal deixa subentendido que tomará medidas judiciais contra o meio de comunicação que veiculou o suposto “fake news”, que rendeu um amplo desgaste para o prefeito natalense, através de mais de mais de 260 comentários, em sua expressiva maioria negativos e muito deles impublicáveis.

Apenas uma pequena quantidade de internautas que leram a suposta “fake news” contestaram a veracidade da informação, sobretudo pelo fato de a Prefeitura do Natal não ter autonomia para fazer corte de energia.

O portal Via Certa Natal veiculou em sua página no Facebook uma entrevista com um dos ocupantes do acampamento, que desmente o corte de energia. Veja abaixo a entrevista:
A Prefeitura do Natal, na nota de esclarecimento emitida, diz ainda que “o órgão competente e responsável legal por este tipo de ação é a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern)”.
Veja abaixo, na íntegra, o posicionamento da Prefeitura.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura do Natal vem a público prestar esclarecimentos acerca do vídeo, com informações inverídicas, que está circulando através das redes sociais e que aponta a Prefeitura e a Semsur, como responsáveis pela interrupção do fornecimento de energia elétrica do acampamento existente na área da Ponte Newton Navarro.
A determinação para o desligamento, não pode de forma nenhuma, ter partido de representante da Prefeitura. Mesmo porque nem o Município, nem tampouco a Semsur, têm amparo legal nem autoridade para realizar qualquer interrupção de energia, seja ela regular ou irregular. O órgão competente e responsável legal por este tipo de ação é a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern).
A Prefeitura do Natal informa ainda, que agirá judicialmente, acionando as autoridades competentes para apurar o caso e tomar as providências legais cabíveis, inclusive na esfera judicial.
Prefeitura Municipal do Natal

