SELO BLOG FM (4)

“Fakes news”: prefeito Álvaro Dias desmente informação sobre corte de energia de acampamento na ponte Newton Navarro

Através de uma nota de esclarecimento destinada à opinião pública, o prefeito Álvaro Dias (MDB) desmentiu informação veiculada no Instagram, através do perfil “Noticias do Face”, dando conta de que a Prefeitura do Natal havia mandado cortar a energia do acampamento que um grupo de pessoas que se auto-intitulam de “Anjos da Vida” montaram na Ponte Newton Navarro com o objetivo de evitar a ocorrência de suicídios naquele local. A notícia, no entanto, já foi identificada como sendo “fake news” pelo portal “Via Certa”, especializado em informar as condições de trânsito no Rio Grande do NORTE. Segundo o “Via Certa”, que chegou a gravar um vídeo na chamada “Ponte de Todos”, a notícia do “Notícias do Face” é antiga.

Na nota de esclarecimento que veiculou, a Prefeitura do Natal deixa subentendido que tomará medidas judiciais contra o meio de comunicação que veiculou o suposto “fake news”, que rendeu um amplo desgaste para o prefeito natalense, através de mais de mais de 260 comentários, em sua expressiva maioria negativos e muito deles impublicáveis.

Apenas uma pequena quantidade de internautas que leram a suposta “fake news” contestaram a veracidade da informação, sobretudo pelo fato de a Prefeitura do Natal não ter autonomia para fazer corte de energia.

O portal Via Certa Natal veiculou em sua página no Facebook uma entrevista com um dos ocupantes do acampamento, que desmente o corte de energia. Veja abaixo a entrevista:

A Prefeitura do Natal, na nota de esclarecimento emitida, diz ainda que “o órgão competente e responsável legal por este tipo de ação é a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern)”.

Veja abaixo, na íntegra, o posicionamento da Prefeitura.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura do Natal vem a público prestar esclarecimentos acerca do vídeo, com informações inverídicas, que está circulando através das redes sociais e que aponta a Prefeitura e a Semsur, como responsáveis pela interrupção do fornecimento de energia elétrica do acampamento existente na área da Ponte Newton Navarro.

A determinação para o desligamento, não pode de forma nenhuma, ter partido de representante da Prefeitura. Mesmo porque nem o Município, nem tampouco a Semsur, têm amparo legal nem autoridade para realizar qualquer interrupção de energia, seja ela regular ou irregular. O órgão competente e responsável legal por este tipo de ação é a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern).

A Prefeitura do Natal informa ainda, que agirá judicialmente, acionando as autoridades competentes para apurar o caso e tomar as providências legais cabíveis, inclusive na esfera judicial.

Prefeitura Municipal do Natal

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui