Pesquisa PoderData indica que 55% da população já teve ou conhece alguém que pegou a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Outros 39% não se enquadram nessa definição. Os percentuais ficaram estáveis quando comparados aos de 15 dias antes, com variações dentro da margem de erro do estudo, de 2 pontos percentuais.
A última atualização do Ministério da Saúde, da noite de 2ª feira (30.nov.2020), indica que o país registra 6.335.878 infecções confirmadas pela doença. Além disso, 173.120 pessoas morreram –o 2º maior número absoluto no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.
Os dados foram coletados de 23 a 25 de novembro, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 479 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.
Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.
COVID-19 NO BRASIL
Os casos e mortes no Brasil tiveram 1 leve repique nas últimas semanas. Os dados, no entanto, ainda não podem ser interpretados com clareza.
No início de novembro, o Ministério da Saúde suspendeu o sistema de atualização por causa de uma tentativa de ataque hacker. Por isso, alguns Estados e municípios interromperam o envio de informações de notificações de casos e mortes.
Só será possível aferir o que realmente se passa no país em algumas semanas, com informações complementares de intenções e ocupações de UTI.
Poder 360