21 de fevereiro de 2026 às 07:15
21 de fevereiro de 2026 às 08:54
FOTO: REPRODUÇÃO
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta quinta-feira (19), manter a multa de R$ 5 mil aplicada a Jaime Calado Pereira dos Santos e Flávio Henrique de Oliveira, eleitos prefeito e vice-prefeito de São Gonçalo do Amarante (RN), respectivamente, nas Eleições Municipais de 2024.
Eles foram punidos por impulsionar conteúdo político-eleitoral negativo na internet, tecendo comparações entre gestões. A decisão foi unânime, acompanhando o voto do relator, ministro Nunes Marques.
O Colegiado reiterou que proibir o impulsionamento de conteúdo negativo na internet não fere a liberdade de expressão, mas cumpre o que está previsto na lei.
A legislação, com jurisprudência consolidada pela Corte Eleitoral, estabelece que o impulsionamento de conteúdo na internet somente é admitido para promover ou beneficiar candidatos e as respectivas legendas partidárias, não sendo permitido para a veiculação de conteúdo negativo, mesmo sob o viés de crítica a candidato adversário (artigo 57-C da Lei nº 9.504/1997).
“Nestes autos, verifica-se a existência de publicação de crítica à administração do chefe do Poder Executivo Municipal, posteriormente impulsionada em mídia social, o que configura impulsionamento de propaganda eleitoral negativa vedada pelo § 7º-A do art. 28 da Resolução nº 23.610/2019/TSE, conforme jurisprudência desta Corte aplicável às Eleições de 2024”, ressaltou o relator ao votar.
21 de fevereiro de 2026 às 07:11
21 de fevereiro de 2026 às 09:13
FOTO: DIVULGAÇÃO
Prêmio Traveller’s Review Awards é realizado anualmente pelo site de buscas e reservas de hospedagem Booking.com e reconhece os hotéis com as melhores avaliações realizadas pelos usuários.
O Hotel Senac Barreira Roxa está entre os empreendimentos consagrados com o Traveller Review Awards pelo sétimo ano consecutivo. A premiação, realizada anualmente pelo site de buscas e reservas de hospedagem Booking.com, é um reconhecimento aos hotéis mais bem avaliados pelos viajantes após a estadia.
Com a nota média de 9.0, o Barreira Roxa foi classificado como estabelecimento que proporciona “experiências incríveis” aos seus hóspedes. Além da avaliação da experiência durante a estada, os hóspedes também classificam o estabelecimento em critérios como limpeza, conforto, instalações, localização e atendimento.
“Contamos com uma equipe focada em oferecer um serviço de excelência, de acordo nossas normas de boas práticas em hospedagem e sustentabilidade. Todos os reconhecimentos que obtivemos nos últimos anos ratificam essa dedicação”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Destaques
O Hotel Barreira Roxa coleciona prêmios concedidos por sites de buscas e reservas internacionais. Além do Traveller Review Awards, o equipamento conquistou nos últimos seis anos, o “Traveller’s Choice”, do TripAdvisor e o selo “Loved by Guests”, do Hoteis.com.
Desde a sua reinauguração em 2019, o Barreira Roxa tem se destacado após a implementação do Comitê de Gestão Sustentável, que culminou na conquista do ISO 21401 de Sustentabilidade pela ABNT. Essa jornada também foi marcada por outros reconhecimentos, como o selo Água Azul e o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, este último concedido pelo Ministério do Turismo.
21 de fevereiro de 2026 às 06:59
21 de fevereiro de 2026 às 09:07
FOTO: DIVULGAÇÃO
Dois cidadãos brasileiros foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ) no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. A nacionalidade da dupla foi confirmada ao PÚBLICO Brasil pela PJ, que realizou a prisão em parceria com a Autoridade Tributária e Aduaneira nesta terça (17/02). A droga estava escondida na bagagem despachada pela dupla.
Os dois homens transportavam pouco mais de três quilos de ayahuasca, substância usada no ritual religioso conhecido como Santo Daime. Em termos técnicos, o produto apreendido contém DMT (dimetiltriptamina), uma substância alucinógena extraída de plantas da região da Amazônia.
Entre os efeitos causados pela ayahuasca, estão alterações profundas na percepção da realidade, confusão sensorial, perda da noção de tempo, ansiedade e pânico. Os efeitos são tanto mentais quanto físicos, com relatos, inclusive, de mortes como consequência do uso da droga.
Em Portugal, o produto apreendido encontra-se incluído nas tabelas de substâncias proibidas anexas ao Decreto-Lei número 15/93, que veta a sua “produção, transporte e distribuição”. Pela lei, é prevista a detenção em caso de posse, que foi o que ocorreu com os dois brasileiros.
As investigações seguem no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP), que busca uma possível identificação de outros envolvidos no caso. Os dois brasileiros seguem presos.
21 de fevereiro de 2026 às 06:57
21 de fevereiro de 2026 às 09:11
FOTO: DIVULGAÇÃO
O empresário e ex-BBB paulistano Vagner Lara, 49 anos, que sofreu um assalto na noite de terça-feira (17/02), em Lisboa, conta ao PÚBLICO Brasil que nunca havia sido assaltado antes em toda a sua vida. Vagner, que participou do Big Brother Brasil, da TV Globo, em 2014, admite que está “assustado e traumatizado”.
No momento, ele só pensa em embarcar nesta quinta-feira (19/02) para o Brasil. O empresário, que já morou na capital portuguesa de 2004 a 2008, diz que foi cercado por aproximadamente 12 homens, por volta das 21h, quando estava voltando para o apartamento em que está hospedado, após um jantar em família em um restaurante na Praça do Comércio.
O empresário e ex-BBB paulistano Vagner Lara, 49 anos, que sofreu um assalto “Sempre que consigo, dou uma passada em Portugal. Gosto do país, tenho amigos e familiares em Lisboa, cidade onde já morei, e até sabia que naquele lugar do assalto, na região da Baixa, tem esse tipo de gente. Mas jamais imaginei que, um dia, eu seria a vítima. Foi muito desagradável o que aconteceu comigo. Estou assustado e traumatizado”, desabafa.
O empresário relata que estava fazendo fotos e filmando os lugares por onde passava, com seu telefone celular, quando foi cercado por um grupo que vendia drogas. Com a recusa, apesar de um deles ter colocado algum tipo de droga no seu bolso, Vagner começou a ser ameaçado pelos assaltantes.
“Foi quando pediram para ver minha carteira e acabaram roubando 70 euros”, afirma ele, que ainda foi levado pelo bando a um caixa eletrônico para que ele sacasse mais dinheiro. “Só que eu fiquei tão nervoso que não consegui digitar a senha. Eles acharam que a máquina estava ruim e, então, me levaram para outro caixa, que fica em frente a uma loja na região da Baixa. Foi quando eu saí correndo para dentro da loja e pedi ajuda. Eu pensei também em começar a gritar caso eles viessem atrás de mim. Eu senti muito medo de ser esfaqueado ou de levar uma surra”, declara.
21 de fevereiro de 2026 às 04:13
20 de fevereiro de 2026 às 16:08
FOTO: REPRODUÇÃO
A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) divulgou, nesta quinta-feira, um dia após a Viradouro se consagrar a campeã do carnaval 2026, as justificativas do júri para as notas dadas para cada agremiação durante os desfiles. A Mocidade Independente de Padre Miguel, por exemplo, que amargou o penúltimo lugar no campeonato, o 11º, perdeu pontos no enredo por associar Rita Lee, a homenageada da verde e branco da Zona Oeste, ao título de “padroeira”. O argumento é da jurada Mônica Mançur, que pontuou a escola em 9,6 no quesito, tirando quatro décimos.
“A associação da figura de Rita Lee a qualquer título de ordem convencional (religiosa ou não), como no caso de “Padroeira”, desconstrói o recorte libertário do enredo apresentado. Por esta razão, retira-se um décimo”, explicou a jurada.
A justificativa gerou controvérsia e provocou críticas da escola, que foi às redes sociais reclamar.
“As justificativas começaram a ser divulgadas, e, na primeira que recebemos, a da jurada Mônica Mançur, que nos deu 9,6 em enredo, encontramos em uma das justificativas que o termo “Padroeira” desconstruiria o enredo. Ela só esqueceu de ler que a própria Rita Lee se chamava assim”, queixou-se a escola, em post no Instagram.
Uma das maiores vozes da música brasileira inspirou a estrela-guia de Padre Miguel. O enredo “Rita Lee, a padroeira da liberdade” homenageou a cantora, que morreu em 2023, aos 75 anos. Numa entrevista à revista “Rolling Stone”, ela falou sobre o apelido.
“Gosto mais de ser chamada de ‘padroeira da liberdade’ do que ‘rainha do rock’, que acho um tanto cafona”, afirmou.
Perda de pontos no abre-alas
Os outros três décimos em enredo foram tirados pela jurada em virtude do que considerou falhas em diferentes alegorias, como a do setor 6, que se propôs a revelar as muitas faces de Rita Lee: a roqueira, a mística, a ativista, a escritora, a defensora dos animais, a aliada das minorias e a observadora crítica do mundo.
“Há considerável perda da figura central (Rita Lee) em meio à multiplicidade apresentada, o que comprometeu o sentimento de continuidade (coesão) em relação aos quadros anteriores e posteriores”, disse Mônica Mançur.
A Mocidade totalizou 267,4 pontos, à frente apenas da Acadêmicos de Niterói, que, com 264,6, retornou para a Série Ouro.
21 de fevereiro de 2026 às 04:12
20 de fevereiro de 2026 às 15:17
FOTO: REPRODUÇÃO
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 3ª Promotoria de Investigação Penal Especializada, ofereceu denúncia à Justiça contra Floyd L. Wallace Jr., turista norte-americano de 30 anos acusado da prática de múltiplos crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes no município do Rio de Janeiro.
A denúncia, apresentada na quarta-feira, descreve que o acusado atraía e induzia meninas em situação de vulnerabilidade a se envolverem em exploração sexual mediante a oferta de dinheiro, celulares e outros bens. Segundo a Promotoria, além de aliciar vítimas identificadas, há indícios de que o acusado também tenha envolvido outras crianças ainda não identificadas.
O MP pediu ainda a conversão da da prisão temporária em prisão preventiva, “diante da gravidade dos fatos, da reiteração das condutas ao longo dos anos e do risco concreto de fuga, por se tratar de estrangeiro”, justifica a o órgão.
Relembre o caso
As investigações revelam que Floyd visitava o Brasil desde 2022 e, ao longo de sucessivas viagens ao Rio de Janeiro, buscava adolescentes e crianças em condições socioeconômicas frágeis. Os fatos ocorreram em diferentes períodos de 2022 e 2023, principalmente em imóveis utilizados pelo acusado no bairro Santo Cristo, onde os encontros eram realizados.
A Promotoria destaca, ainda, que o acusado gravava clandestinamente imagens das vítimas com diversos dispositivos eletrônicos e armazenava o conteúdo, classificado como pornografia infantil.
O MPRJ denunciou o réu pelos crimes de favorecimento da exploração sexual de menores, estupro de vulnerável, registro não autorizado de nudez e produção e armazenamento de pornografia infantil, todos previstos no Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O norte-americano, que é youtuber e tem 30 anos, foi preso no dia 23 de dezembro. O estrangeiro, identificado como Floyd L. Wallace Jr., foi localizado por agentes da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (Dcav) no bairro da Liberdade, em São Paulo. De acordo com as investigações, o suspeito se apresentava em perfis de redes sociais como “turista sexual” e “passport bro” — os termos são associados a pessoas que pagam para obter vantagens em atos sexuais em outros países.
21 de fevereiro de 2026 às 04:11
20 de fevereiro de 2026 às 15:14
FOTO: GETTY
Não vai ser uma tarefa simples, e a figura escolhida é menos do que ideal. Com José Balcázar, político de 83 anos com histórico de corrupção e de defesa de teses como o casamento infantil, a esquerda volta ao poder no Peru.
Terá o desafio de conduzir o país até as eleições, que acontecem em menos de dois meses, negociar com um Congresso cada vez mais poderoso e lidar com a sombra do ex-presidente Pedro Castillo. Balcázar foi selecionado pelo Parlamento e assume automaticamente a Presidência do país de forma interina, depois que os congressistas derrubaram o antecessor, José Jerí.
Professor e advogado de 83 anos, ele venceu no segundo turno da votação a centro-direitista Maricarmen Alva, recebendo 60 votos dos parlamentares ante 46 de sua oponente, tornando-se o nono presidente do Peru desde 2016.
Ele foi eleito como representante do partido Peru Livre, que elegeu Pedro Castillo em 2021. O ex-presidente perdeu o poder e foi condenado em 2025 por autogolpe -ele tentou dissolver o Congresso em 2022, sem sucesso.
Uma dúvida agora é se Balcázar tentará indultar Castillo, como defendem políticos do Peru Livre. “Nenhum perdão está na pauta. O que sei é que o ex-presidente tem um processo criminal e que deve seguir seu curso correspondente”, garantiu ele à imprensa.
A imprensa peruana também especula sobre o grau de influência que o líder do partido, Vladimir Cerrón, terá no novo governo. Barcázar afirma que buscará o consenso e que não tem nada contra a príncipal líder da oposição, Keiko Fujimori, da Força Popular.
“É um dia muito triste para o país. Permitiram que a esquerda radical governasse novamente. Todos sabemos quem são os irresponsáveis que nos levaram ao caos. Nunca deveriam ter aberto essa porta”, escreveu Keiko, filha do ditador Alberto Fujimori, no X.
Balcázar entrou no Congresso em 2021 como representante da província de Lambayeque, com mandato até 2026. Nascido em Cajamarca, formou-se na Universidade Nacional Pedro Ruíz Gallo. No Parlamento, atuou na comissão que elegeu novos magistrados do Tribunal Constitucional e é vice-presidente da Comissão de Justiça. Chegou a deixar o partido de Castillo para formar o Bicentenário do Peru com outros congressistas, mas depois retornou à sigla.
Ainda como parlamentar, ele se envolveu em uma polêmica em 2023, ao defender o casamento infantil quando a proibição dessa prática era debatida na Comissão de Justiça e Direitos Humanos do Congresso. “Hoje em dia as pessoas não se casam, são todas uniões de fato. Desde os 14 anos, as meninas já estão grávidas. Com a lei que queremos, o que vamos fazer? Proibir aquelas pessoas que engravidam ainda menores?”, questionou.
Ele depois tentou justificar sua posição, insistindo que pessoas com mais de 14 anos podem fazer contratos e enfatizou que as críticas contra ele tinham como objetivo desqualificá-lo.
Balcázar também foi juiz e membro provisório da Suprema Corte de Justiça do país, mas sua carreira no Judiciário foi manchada por um suposto desvio de recursos, ainda investigado, de uma associação de magistrados, a Ordem dos Advogados de Lambayeque, que foi contra a sua candidatura à Presidência.
O novo governo começa com o desafio de garantir as eleições gerais, em 12 de abril, e a transição até 28 de julho, com um histórico desfavorável: dos últimos 7 presidentes, 4 foram destituídos, e 2 renunciaram antes de serem afastados.
O partido de Balcázar hoje tem 11 de 130 representantes no Congresso. Para vencer Maricarmen, ele precisou negociar com diferentes correntes políticas, inclusive com parlamentares que meses antes sustentavam o mandato de Jerí.
Em seu discurso de posse na madrugada desta quinta-feira (19), o novo presidente dos peruanos afirmou que sua gestão garantirá eleições transparentes e assegurou que priorizará a luta contra a insegurança.
“Antes de tudo, [vamos] garantir que haverá uma transição democrática, pacífica e transparente, que não haja dúvidas nas eleições; segundo, uma pacificação. […] Precisamos pacificar este país, é uma questão de começar a trabalhar”, disse ele.
Além disso, garantiu que manterá uma linha econômica estável e que “não se pode conduzir o país através de provações”. “Não vamos dar saltos no vazio”, acrescentou.
A rápida destituição de José Jerí no dia anterior acende um alerta sobre a dificuldade que os presidentes têm para manter apoio no Legislativo, e a facilidade com que o Congresso peruano pode destituir os chefes do Executivo.
A Constituição de 1990 permite ao Congresso declarar a vacância da Presidência por “incapacidade moral”, e a tendência é que os atores políticos utilizem esse mecanismo como forma de pressão e uma moeda de troca contra os ocupantes da Casa de Pizarro, sede do Executivo peruano.
A dificuldade reside no fato de que “incapacidade moral” é um conceito vago, baseado na opinião de legisladores.
A última década de instabilidade também enfraqueceu e fragmentou o conjunto de partidos políticos no país, facilitando a troca de cargos e permitindo que a destituição do presidente seja usada como ameaça.
21 de fevereiro de 2026 às 04:10
20 de fevereiro de 2026 às 15:13
FOTO: ILUSTRAÇÃO
Com a intensificação da sazonalidade, o retorno às aulas e a maior circulação de pessoas, Natal deve registrar aumento na circulação de viroses nas próximas semanas. A previsão é da Secretaria de Saúde de Natal, que reforça a importância da prevenção e da vigilância diante da maior presença de vírus respiratórios e gastrointestinais neste período.
Conforme Lorena Araújo, chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica de Natal, o período pós-Carnaval, acompanhado de férias de verão, tende a aumentar o número de casos de doenças respiratórias: “Durante esse período já é esperado o início do aumento dos vírus respiratórios”.
Segundo a SMS, dados já apontam crescimento da presença de rinovírus e influenza A em relação às semanas anteriores. Apesar da tendência de elevação nas próximas semanas, até o dia 14 de fevereiro não foi identificado aumento no total de casos, mas sim maior circulação desses dois vírus.
Os dados divulgados pela SMS mostram que, até a semana epidemiológica nº 6 — que corresponde ao período de 4 a 14 de fevereiro —, Natal registrou 49 notificações confirmadas de vírus respiratórios. Desse total, o rinovírus, associado principalmente a quadros de resfriado, lidera com 24 casos, seguido pela influenza A, com 13 registros.
A pasta também espera aumento nos casos de gastroenterites virais durante o período. “Durante esse período de carnaval também há uma maior circulação dos vírus que causam as gastroenterites virais, que é aquela virose que costuma dar diarreia, vômito”, destaca Lorena Araújo.
No entanto, segundo a especialista, essas viroses muitas vezes se confundem com infecções de origem alimentar, já que, nesse período, os hábitos alimentares se modificam, com maior consumo de comidas fora de casa e uso excessivo de álcool.
Na prática, esses números revelam que a maioria das infecções no período está relacionada a doenças respiratórias comuns, que costumam aumentar após as festas e as férias. “Tem uma tendência para aumentar o número de atendimentos, em função tanto da maior circulação viral como de hábitos que se modificam durante esse período de Carnaval”, disse Araújo.
A maior circulação de pessoas, as aglomerações e as mudanças na rotina favorecem a transmissão, especialmente em ambientes fechados, como escolas, transportes e locais de trabalho.
Além dos casos considerados leves ou moderados, o município também registrou 42 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) até 14 de fevereiro. Esses são quadros mais severos, que geralmente exigem atendimento hospitalar.
Segundo o balanço, até o dia 14 de fevereiro, foi registrada uma redução superior a 15% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, a pasta ressalta que esses números ainda não refletem os impactos do Carnaval e podem sofrer influência da subnotificação nos serviços de saúde, motivo pelo qual a redução não é considerada definitiva. O cenário reforça a necessidade de manter a vigilância ativa durante esse período do ano.
Conforme apurado pela TRIBUNA DO NORTE, Unidades Básicas de Saúde (UBS) já enfrentam lotação na procura por testes de Covid-19, reflexo do aumento de casos de síndromes gripais e viroses no período.
A prevenção das viroses passa por medidas como manter a vacinação em dia, higienizar as mãos com frequência — com água e sabão ou álcool 70% —, priorizar ambientes bem ventilados e evitar contato próximo ao apresentar sintomas gripais, fazendo uso de máscara sempre que necessário para reduzir o risco de transmissão, de acordo com Lorena Araújo.
Comentários